O que é e como identificar
O Transtorno da Compulsão Alimentar é uma doença mental em que a pessoa sente a necessidade de comer, mesmo quando não está com fome, não deixa de se alimentar apesar de já estar satisfeita.
Pessoas com compulsão alimentar comem grandes quantidades de alimentos em pouco tempo, geralmente dentro do período de 02 horas; o transtorno pode ser encontrado em todas as idades, classes sociais e em ambos os sexos, as pessoas frequentemente engordam e permanecem com peso acima do normal.
Quais são as causas da compulsão alimentar?
A compulsão alimentar não tem uma causa específica reconhecida. Em geral, está associada a sentimentos de ansiedade e depressão, mas pode também acontecer nos indivíduos bipolares e naqueles com transtornos da personalidade que apresentam comportamentos de excesso, como beber, jogar, comprar, usar drogas, etc.
Outros fatos importantes que também contribuem com o transtorno, é a relação que estabelecemos com a alimentação ao longo da vida e os fatores genéticos, sociais, educacionais e culturais. Assim, as causas do Transtorno de Compulsão Alimentar parecem ser multifatoriais.
Alguns sinais e sintomas da compulsão alimentar
- Comer sozinho e comer depressa.
- Comer por descontrole, não por prazer.
- Comer todo tipo de alimento e não só os mais gordurosos ou os carboidratos.
- Comer mesmo quando se sente desconfortável com esse ato.
- “Lambiscar” mesmo não tendo fome, enquanto tiver comida disponível.
- Esconder o hábito de comer, por vergonha. Comer às escondidas.
- “Assaltar” a geladeira, à noite.
- Comer em excesso nas situações de estresse.
- Mostrar descontentamento com sua aparência física e peso.
É importante buscar ajuda especializada, pois é muito difícil tratar a compulsão alimentar sozinho. É um distúrbio do cérebro e nada melhor do que um profissional para te ajudar a se tratar e se reconectar com seu corpo e melhorar a sua relação com a comida.
“Se a fome não é o problema, então comer não é a solução”.