foto-obeso
Atualmente o Brasil convive com um mal que cresce a cada ano. Cada vez mais brasileiros sofrem com algum tipo de problema de sobrepeso ou obesidade, porém o que se torna cada vez mais preocupante é o aumento da obesidade Infantil.

Obesidade infantil

O Brasil apresenta números alarmantes e se coloca cada vez mais entre os países com aumento no número de crianças que sofrem de obesidade.

Estudos mostram que a taxa cresceu de forma considerável nos últimos vinte anos, atingindo assim 10% de todas as crianças no país. Um número assustador, já que o excesso de peso fatalmente acarretará uma série de problemas de saúde extremamente graves, como diabetes e alterações metabólicas, (como colesterol alto, alterações do açúcar no sangue) além de problemas cardiovasculares que com agravantes de casos na família, vêm aparecendo cada vez mais cedo com o excesso de peso, sem esquecer das dificuldades da auto-estima enfrentada pelas crianças.

O mais importante é tentar entender as causas que levam as crianças a sofrer com obesidade e, assim, poder combate-las.
Porém não podemos nos esquecer que fatores genéticos também apresentam forte influência para o excesso de peso na infância.
Primeiramente é necessário que os pais consigam incentivar e elaborar um tipo de alimentação mais saudável em casa para seus filhos, evitando o excesso das chamadas ‘’porcarias’’ como fast-food, frituras e doces. Também é necessário dar uma atenção maior ás verduras, legumes e frutas.
O hábito alimentar ainda é o mais importante passo para evitar problemas de peso.

Outro ponto que fica evidente é o sedentarismo. Em um mundo consolidado pela internet, fazer uma criança praticar exercícios físicos em meio a videogames, celulares e tablets, mostra-se uma tarefa cada vez mais complicada, devem ser incentivado pelos pais.

Que possamos fazer com que as crianças de hoje se tornem os adultos saudáveis amanhã.

Diminuir o consumo de gorduras, que são fontes de colesterol ruim;
Diminuir o consumo de açúcar refinado;
Diminuir o consumo de sal e de alimentos ricos em sódio (ler o rótulo);
Procurar relaxar antes das refeições, o estresse pode aumentar a sensação de fome;
Evitar líquidos durante as refeições;
Evitar o excesso de condimentos como catchup, mostarda, maionese…prefira ervas naturais;
CUIDADO COM O DIET E O LIGHT, não abuse pois eles contém calorias e não farão milagres se o problema for o erro alimentar;
Fazer as refeições em locais tranquilos, sem música alta ou televisão;
Estimular a criança e a família a práticas de exercício físico com regularidade e orientação;
Estimular a criança a preparar seus próprios alimentos; principalmente lanches para levar à escola;
Mastigar bem os alimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui