Quem nunca ouviu dizer que o sorriso é o cartão de visita da pessoa? Um sorriso bonito pode abrir muitas portas, passa toda uma simpatia e alegria que por muitas vezes pode contagiar a todos em sua volta. E invariavelmente um sorriso bonito, que é capaz de carregar todas essas qualidades citadas, esta ligado diretamente ligado a saúde dos dentes.
E quando digo saúde dos dentes, entende-se como um tratamento mesmo, assim como qualquer outro. Nossos dentes também ficam ‘‘doentes’’ e precisam de ajuda de um especialista.
O grande problema é que existe uma certa contradição quando se fala em saúde bucal.
De acordo com uma pesquisa feita pelo IBGE, através do PNS (Pesquisa Nacional de Saúde) aponta que cerca de 67,4 da população brasileira classifica sua saúde bucal como boa ou muito boa. Ao analisarmos os outros pontos da pesquisa nota-se que essa percepção esta demasiadamente otimista.
Ainda segundo o PNS, 60% da população brasileira não vai ao dentista anualmente. E ainda 11% dos adultos perderam todos os dentes. Preocupante né!?
Infelizmente grande parte da população não vai ao dentista com frequencia. A ida ao dentista ocorre apenas no momento de dor, quando a condição dos dentes já não é a adequada.
Mas por que tantas pessoas ainda têm a saúde bucal em estado ruim? Isso acontece porque não é dado a devida atenção desde criança, a escovação acaba ficando em segundo plano e esse comportamento é levado até a fase adulta.
Escovação por sinal é requisito básico para alcançar dentes saudáveis. Aquela velha máxima de escovar os dentes após cada refeição deve ser seguida de forma rigorosa. E aos pais, que não deixem de acostumar seus filhos a adquirir esse hábito. Com as crianças devem ter ainda mais cuidado, evitando doces em excesso, esse acaba sendo o maior desafio.
Não vamos nos esquecer de outro elemento importante, o fio dental. O uso do fio dental é de extrema importância pois evita não apenas as cáries como também a gengivite.
É necessário que se tenha também muita atenção com a alimentação. Saiba que exageros com certos elementos, como o açucar, por exemplo são um prato cheio para problemas bucais.
Por isso pense bem em dar uma revisada em sua alimentação. Se você tomar todos os cuidados, e tem dentes em boas condições, mas sofre de outro problema, dentes amarelo não há motivo para desespero. Nas farmácias mesmo existem ótimas opções para resolver isso.
E claro, jamais deixe de frequentar regularmente um dentista.