Você sabe o que é?
Você sabe ou já ouviu falar em Transtorno Evitativo? O nome é estranho, mas esse é um dos transtornos de personalidade bem comuns hoje em dia.
É caracterizado por desconforto social e pelo desejo de evitar contato interpessoal. Aliás, muitas vezes, o transtorno evitativo nem parece algo preocupante no dia a dia. Isso porque pessoas evitativas evitam, ao máximo contato interpessoal, mesmo na vida profissional, não costumam se envolver com os outros sem ter certeza de que será bem recebido e são reservadas mesmo em relacionamentos íntimos, com medo do ridículo ou por pura vergonha mesmo.
Pessoas que sofrem com esse transtorno costumam também ser muito preocupadas com críticas e rejeições, não fazem novas amizades facilmente, até porque acreditam ser inferiores as outras pessoas. Além disso, dificilmente, assumem riscos ou estão abertos a novas experiências, por mais simples que sejam.
A causa do transtorno da personalidade esquiva não é definida, e pode ter causas sociais, genéticas e biológicas. Traços da personalidade aparecem na infância, como excessiva timidez e medo de novas pessoas e situações. Porém essas características são de emoções do desenvolvimento infantil e não significam que irá permanecer na vida adulta.
Algumas Características
- Baixa autoestima e alto nível de insegurança
- Extremamente reservados, tímidos, solitários e isolados
- Autoavaliação negativa
- Relutam em participar de novas atividades ou correr riscos pessoais devido a uma percepção do risco de constrangimento
- Falta de vontade de entrar em um relacionamento interpessoal a menos que existam garantias de aceitação
A psicoterapia é o tratamento principal, porém medicamentos, incluindo antidepressivos, podem ajudar com alguns sintomas.