Saiba como é uma criança com TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo.
O TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo na infância é um perigo invisível, quase passa desapercebido pelos pais, que por muitas vezes acha que é uma mania e que logo irá passar. Hoje em cada 200 crianças 01 tem TOC.
Esse problema não é só o exagero nas manias de limpeza ou organização, TOC é um transtorno de ansiedade que faz com que o cérebro fique focado em alguns medos ou obsessões, como a presença de germes ou monstros escondidos, na infância ele pode se iniciar a partir dos 04 anos de idade.
Geralmente as crianças tentam sair desses medos, realizando rituais repetitivos como evitar utilizar o banheiro da escola ou da casa de um amigo, não dividir o lanche por considerar nojento, fazer lavagens excessivas das mãos para ter certeza de que estão limpas, dúvidas seguidas de verificações ou de perguntas repetidas, ou necessidade de confirmações (checagens para confirmar se os materiais estão na mochila, ligar seguidas vezes para se certificar de que nada de ruim aconteceu com um familiar, verificar a porta da casa ou do carro para garantir que esteja trancada), sendo seguidos, muitas vezes, por evitações (não usar o banheiro da escola ou não chegar perto dos colegas), esses são alguns exemplos.
Isso acontece porque quem tem TOC acredita que se, esses rituais não forem realizados, algo de muito ruim irá acontecer e se eles não forem realizados, a ansiedade volta ainda mais forte e os rituais tendem a aumentar.
É importante lembrar que a criança com TOC não tem o aprendizado prejudicado. Porém, é provável que o rendimento escolar da criança fique comprometido pelo pensamento obsessivo, ou pelo perfeccionismo que a criança pode ter para escrever palavras.
O tratamento do TOC infantil é feito através de medicação, psicoterapia comportamental e suporte escolar adequado.