Por trás dos tiques e cacoetes, pode estar uma doença crônica.
Você tem tiques ou cacoetes?
Ter tiques muitas vezes é emotivo de piadas e apelidos, principalmente na infância e vida escolar, porém isso é assunto sério. Além de trazer rebaixamento de auto estima e insegurança a pessoa tende a se isolar, principalmente quando os tiques são mais graves. Família e amigos, muitas vezes por falta de conhecimento desse transtorno, acaba achando que a pessoa tem o domínio desses movimentos e que ela pode parar de fazer quando quiser. Mas se engana quem acha assim, pois esses tiques são totalmente involuntários e a pessoa não consegue ter o controle deles, faz sem querer.
O que é?
Trata-se de um distúrbio do sistema nervoso que envolve movimentos repetitivos ou sons indesejados involuntariamente, sendo os mais comuns piscar os olhos, tossir, limpar a garganta, fungar, fazer caretas, movimentos do ombro e movimento de cabeça.
É um transtorno que se inicia na infância e especialistas dizem que pode ter origem hereditária, porém a causa exata do transtorno é desconhecida por isso não há maneira de evita-la.
A síndrome de Tourette é uma desordem que não tem cura, mas pode ser controlada., ela não diminui a inteligência ou a expectativa de vida. No entanto, mesmo que os sintomas diminuam com a idade, problemas como depressão, crises de pânico e ansiedade podem persistir e precisam de tratamento continuado.
Causas:
A síndrome de Tourrett tem causa ainda desconhecida, alguns pesquisadores acreditam ser causada por um defeito genético hereditário.
Diagnóstico:
Se os seguintes sintomas estiverem presentes em uma pessoa com menos de 18 anos, geralmente significa que ela tem a síndrome de Tourette, mas somente um médico poderá fazer esse diagnóstico:
- diversos tiques motores e verbais involuntários (nem sempre estão presentes ao mesmo tempo)
- tiques que ocorrem várias vezes por dia, quase todos os dias por mais de um ano
- tiques que não são causados por medicamentos ou outros problemas clínicos
Os pacientes com síndrome de Tourette muitas vezes apresentam outras doenças simultâneas, inclusive transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtorno obsessivo-compulsivo, dificuldades de aprendizagem, distúrbios do sono e transtornos de ansiedade.
Tratamento:
As pessoas com a síndrome de Tourette podem e devem fazer psicoterapia com um profissional qualificado. A psicoterapia também pode ajudar a aliviar os sintomas de TDAH, TOC e ansiedade.
Conteúdo e Texto: Patricia Soares,
Psicóloga Clínica e Organizacional com especialização em Saúde Mental. CRP:06/105543