14.4 C
Nova Iorque
quarta-feira, maio 1, 2024

Secretaria de Saúde garante que não há surto de meningite em Guarulhos Secretaria de Saúde garante que não há surto de meningite em Guarulhos

A meningite é uma doença importante do ponto de vista da saúde pública. Por isso, é monitorada com os mesmos critérios e parâmetros no mundo todo, sendo de notificação obrigatória imediata tanto para os serviços públicos de saúde como particulares. Quem define as diretrizes para o acompanhamento dos casos é a Organização Mundial de Saúde, que estabelece como surto a ocorrência de pelo menos dois casos confirmados da mesma espécie de meningite, no mesmo período e na mesma localidade. o que não é o  caso de Guarulhos.

Secretaria de Saúde garante que não há surto de meningite em Guarulhos Secretaria de Saúde garante que não há surto de meningite em Guarulhos

Isso porque a meningite pode ser causada por vários agentes infecciosos como bactérias, fungos e vírus, sendo que dentro das bacterianas, a meningocócica e a Haemophilus influenzae tipo b (Hib), são as únicas para as quais a OMS recomenda a chamada quimioprofilaxia, que consiste na administração de antibiótico específico para as pessoas que mantiveram contato íntimo e prolongado com o paciente infectado. A medida tem por objetivo eliminar os focos de infecção.

Na semana passada, 55 pessoas, entre alunos e professores da Escola Municipal Cora Coralina, receberam a medicação, além de 11 familiares do estudante de 12 anos com suspeita de doença meningocócica, que foi a óbito no último dia 29. A causa da morte está sob investigação e somente será confirmada após a conclusão dos exames coletados pelo Serviço de Verificação de Óbitos e encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz, na Capital.

De janeiro até agora, foram confirmados sete casos de meningite meningocócica em Guarulhos, com quatro óbitos, sem contar o caso que está sob investigação. Além dessas oito ocorrências da forma mais agressiva e com maior potencial de letalidade, o município confirmou outros 155 casos pelos demais agentes infecciosos (bactérias, fungos e vírus), com 23 óbitos.

Ao longo do ano passado foram confirmados 195 casos de meningite na cidade com 32 óbitos, sendo 20 ocorrências por doença meningocócica e oito óbitos. Em 2016 foram 254 casos com 27 óbitos. Deste total, 23 foram por doença meningocócia, sendo que cinco evoluíram para óbito.

No Brasil, a meningite é uma doença considerada endêmica. Isso significa que são esperadas ocorrências de casos ao longo do ano, com o registro de surtos e epidemias ocasionais, sendo mais comum o surgimento de meningite bacteriana durante o inverno e virais no verão.

 O Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde disponibiliza cinco vacinas para a prevenção das meningites: BCG, Pentavalente, SCR, Pneumo 10 Valente, bem como a Meningo C, que enfrenta desabastecimento em nível nacional neste momento.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Olá eu sou a Tatiane Bertolino Especialista em Comunicação Empresarial e Network Graduada em Comunicação Social –Jornalismo pela (UNG) Pós Graduada em Comunicação e Marketing pela FMU Especialista em Linkedin Embaixadora da Rede Mulher Empreendedora(RME) em Guarulhos Ceo do Grupo Tempos Modernos desde 2014 Sócia da aceleradora Metodo3ps Fundadora juntamente com o Luiz Empreendedor do evento Maratona de Negócios das Mulheres Empreendedoras Apresentadora do Programa Empreendendo Online pela Tv Folha Metropolitana Membro BNI Endeavor (Business Networking International).

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Stay Connected

22,020FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Latest Articles