PROCRASTINAR: verbo & transitivo direto e intransitivo, transferir para outro dia ou
deixar para depois; adiar, delongar, postergar, protrair.
A palavra é um pouco difícil de pronunciar, e até um pouco desconhecida, mas com toda certeza em algum momento você já praticou a procrastinação. Seja em casa, na escola ou no trabalho, onde de acordo com pesquisa, está relacionada a insatisfação com a atividade que se desempenha. Essa é uma situação bem comum, principalmente nos dias de hoje, com o acesso fácil e rápido a internet e suas distrações.
A notícia boa é que a chave para superar esse problema está ao alcance de todos: ORGANIZAÇÃO
Você senta em sua mesa no trabalho, ou para fazer alguma tarefa da escola ou faculdade. Mas aí, assim que liga o computador: “Nossa! Olha só essa notícia que bacana”, e começa a ler sobre aquele assunto, afinal é sempre bom estar por dentro das últimas notícias.
Termina de ler se prepara para começar de fato a trabalhar: “Poxa! Me mandaram um vídeo bem engraçado aqui no Youtube, vou assistir, pois são apenas 5 minutos, não vai me atrapalhar” e lá se vão mais alguns minutos em que você dispersou e deixou de fazer o que deveria.
Aí pensa, “agora sim, finalmente posso começar”. Mas antes decide dar uma olhada no Facebook, apenas para ver uma coisa aqui, outra ali. Enquanto navegava no face, seu amigo te viu online e manda uma mensagem e você não vai cometer a indelicadeza de deixa-lo no vácuo, responde.
E dessa forma, tal qual uma bola de neve que simplesmente não para de crescer, você vai adiando suas tarefas em troca de pequenos prazeres do dia a dia ou outras funções que naquele momento você julga serem importantes, ainda que de fato não as sejam, principalmente quando se trabalha diante do computador e com fácil acesso a internet.
Se você se identificou com essas situações, não se sinta mal, você não é o único.
A Procrastinação, forma como é conhecida o ato de adiar tarefas em detrimento de outras não tão importantes, o famoso ‘‘deixar para amanhã’’, ou apenas para mais tarde é algo muito comum.
O grande problema é quando a procrastinação atrapalha funções importantes que as pessoas necessitam desempenhar, como o trabalho, por exemplo.
Embora existem pessoas que tem uma flexibilidade com suas tarefas e conseguem administrar muito bem suas horas de trabalho. Mas nem todos possuem essa disponibilidade.
Os motivos para esse comportamento são os mais variados. A internet é o principal sem sombra de dúvidas.
De acordo com uma pesquisa elaborada pela Triad Productivity Solutions, empresa especializada em produtividade, 97,4% dos entrevistados afirmaram já terem procrastinado em algum momento da vida e em 62,3 % dos casos a distração vem com a internet (e-mails, redes sociais, blogs).
Se pensarmos em uma forma mais ampla, essa questão chega a ser curiosa, uma vez que a internet poderia ser responsável exatamente pelo oposto, por dar uma impulsionada em aspectos profissionais. Mas isso nem sempre acontece, como diz Sulivan França, especialista em comportamento humano e presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC). “O avanço da tecnologia trouxe muitas opções para a distração do ser humano. Com isso, as tarefas acabam se perdendo, pois as pessoas não estão conseguindo definir as suas prioridades”, explica.
Essa é a palavra chave para evitar esse tipo de problema. Prioridades. Como citado por França, as pessoas tem a dificuldade em identificar quando e o que é de extrema importância e acabam negligenciando essa atenção. Para ajudar com isso, preparamos algumas dicas para que você possa se organizar, que é a chave para não procrastinar mais.
5 DICAS PARA SER UMA PESSOA MAIS ORGANIZADA
Defina um objetivo: ter muitas tarefas a cumprir pode fazer com que as pessoas percam o foco, por isso uma dica é estipular uma tarefa por vez como objetivo e se dedique a ele. só depois comece a pensar no outro.
Defina sua agenda: estipule dias e horários para fazer coisas que gosta. dessa forma vai se sentir mais estimulado em terminar tarefas não tão prazerosas no seu prazo correto ao invés de adiá-las.
Imprevistos acontecem: Ser organizado é contar com o imprevisto. e acredite, eles sempre acontecem. Por isso para cada situação sempre imagine o que poderia dar errado. Dessa forma você vai criando as possíveis
soluções.
Distrações depois: Assistir um vídeo muito engraçado no youtube, conversar com amigos é bom, mas saiba que as distrações precisam vir depois. Tente fazer primeiro a obrigação e depois aproveite bem melhor o tempo livre.
Ataque a causa: Identifique o que te faz procrastinar e aí trabalhe para acabar com a causa. Se o Facebook for o maior responsável, evite acessar até terminar suas tarefas. Deixe para depois se sabe que aquilo te distrai.