Muitas pessoas vivem em uma relação toxica e não percebem.
Muitas pessoas estão vivendo hoje, em uma relação toxica e claro que no início, a pessoa se envolve em uma relação desse tipo por amor e o pior, sem perceber. Vale lembrar também que esse tipo de relação toxica, não acontece apenas em relacionamentos amorosos, ela pode ocorrer também, entre familiares e amigos, mas hoje, nessa matéria, iremos falar sobre relacionamentos amorosos.
Relação tóxica é aquela que é nociva para uma ou ambas as pessoas. Ela causa sofrimento a partir do momento que fere, suga, desrespeita ou passa por cima do outro. É o tipo de relação que mantemos e da qual não somos capazes de sair, ela é forte, intensa, mas também é destrutiva.
Escolhemos ficar nesse tipo de relação, mesmo sofrendo, mesmo sabendo que sua autoestima e seu amor próprio está acabando ali, naquela relação.
Quando você se depara em uma relacionamento cheio e brigas e discussões, onde passam mais tempo aturando atitudes ruins do que curtindo um ao outro, é nesse momento em que você precisa rever a relação e se livrar do que te faz mal.
A dois anos o analista de marketing J.S, 28 anos vivia em uma relação que hoje ele reconhece como sendo toxica. – “Na época, foi ela quem terminou a relação, sofri muito, mas ainda assim eu não percebia o quanto aquela relação era toxica, ela me manipulava e eu fazia tudo o que ela queria, aceitava tudo para não terminar a relação, tinha medo de deixa-la porque eu já estava acostumado com a família, com os amigos e com o jeito dela e na minha cabeça eu não saberia entrar em outro relacionamento, hoje estou em uma nova relacão e este sim, eu sinto que é saudável” diz J.S.
Logico que, se estamos envolvidos nessa relação toxica é porque existe um ganho, uma compensação que não estamos dispostos a renunciar. Mas que, se fossemos capazes de olhar essa relação de um ponto de vista panorâmico iriamos concluir que, essa toxicidade que este relacionamento traz para as nossas vidas merece que o modifiquemos ou até mesmo que acabemos com ele.
Quando o meu relacionamento pode ser considerado toxico
Se na sua relação acontecem ao mesmo tempo 4 destes itens, você pode estar em um relacionamento tóxico.
- Vocês causam mal-estar (um ao outro ou em ambos)
- Vocês se desvalorizam
- Ambos se ofendem
- Não respeitam necessidades e limites um do outro
- Agem de forma egoísta, pensando apenas em si mesmos
- São grosseiros
- Querem mandar e mudar um no outro
- Querem acesso às senhas, vasculham o celular um do outro
- Sentem-se sobrecarregados com os “deveres” da relação.
- Deixam de fazer seus o que gostam
- Trocam de personalidade (com a família e amigos são de um jeito, com o parceiro são de outro)
Isso deve ser suficiente para você saber se sua relação é toxica ou não, lembre-se, talvez a opção mais saudável e de amor para consigo mesmo seja terminar esse relacionamento e ser feliz.
“A gente tem é que se amar muito, se respeitar muito pra chegar para o outro e dizer: se é isso que você me oferece, agradeço, mas recuso”.