14.6 C
Nova Iorque
sexta-feira, maio 3, 2024

O Novo Idoso

Idosos buscam abandonar o estereótipo criado sobre eles com bastante energia, interesse por aprender coisas novas e principalmente tentando permanecer presentes na vida dos mais jovens, seja pessoalmente ou até mesmo através das redes sociais e aplicativos de troca de mensagens

O Novo Idoso

Se para muitos a ideia de envelhecer causa preocupação, a realidade das pessoas que já atingiram um grau de experiência mais elevado não é nenhum motivo de tristeza. A chegada da terceira idade, como é conhecida essa fase da vida não deve ser encarada com abatimento, pelo contrário, deve ser aproveitada da melhor forma possível.

Aquela ideia que durante tempos foi criada em cima dos idosos, de que suas atividades basicamente consistiam em fazer tricô ou tomar sol jogando cartas ou dominó na praça, vai se transformando em um estereótipo ultrapassado na medida em que os vemos cada vez mais ativos, buscando conhecimento, preocupados com a saúde e tentando manter-se atualizados em um mundo onde tudo evolui muito rápido.

E é exatamente isso que mostra oidoso 2 mais recente levantamento do IBGE, divulgado no final do ano passado. De acordo com o instituto os idosos estão vivendo mais e melhor.

Essa busca por uma maior qualidade de vida apresenta outro fator importante, ainda segundo o estudo, muitos idosos com mais de 60 anos estão preferindo morar sozinhos. A preferência por não morar com os filhos ou parentes é principalmente pela tentativa de construir uma independência.

Às vezes, mesmo sem perceber, o idoso cria um tipo de complexo, uma sensação de que pode dar trabalho, o que também contribui para essa opção.
Para a OMS (Organização Mundial da Saúde) idoso é quem tem mais de 60 anos. No mundo são 841 milhões, no Brasil passam dos 64 milhões.
Um fato importante é que a média da expectativa de vida cresce gradativamente.

Os idosos que já não mais se entregam a velhice e ainda buscam uma rotina próxima ao mundo moderno estão inseridos em um perfil conhecido como Novo Idoso, que nada mais é do que o abandono de um estilo de vida isolado, quase que em um mundo particular.

É sempre válido que as pessoas na terceira idade tentem ao máximo praticar algum tipo de exercício, de forma orientada sempre. Esse tipo de atitude, em procurar uma academia ou até mesmo os aparelhos instalados em diversas praças da cidade é uma característica que se acentua nessa nova parcela de pessoas na terceira idade.

Mas de todas as transformações que os idosos precisam e tentam ao máximo se adaptar a maior delas talvez seja a tecnologia. Isso sempre foi um grande problema, difícil de ser contornado e que se transformava até em um grande dilema.

Uma pesquisa do Instituto Locomotiva mostra que nos últimos anos o número de idosos conectados aumentou quase 1.000%, são no Brasil cinco milhões na internet.

Às vezes os jovens podem não entender isso, mas a internet, redes sociais e tecnologia são elementos que idosos não estão ambientados. Claro que esse problema irá desaparecer ou então diminuir nas futuras gerações.

idoso 3

E o entender sobre essas novas tecnologias pode melhorar inclusive o estilo de vida dos idosos, pois acabam descobrindo mais uma forma de contato com as pessoas. “Durante anos, a população mais velha ficava no esquecimento, dependendo de favor para compra, visitar algum lugar ou manter relaçõues de amizade. Isso é uma revolução no jeito que brasileiros consomem, participam da sociedade em que vivem”, afirma Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.

Esse aprendizado acaba aproximando-os da família, a estudante de Psicologia Carla Martins, 23, diz que fala quase diariamente com a avó, o que antes era difícil de acontecer. ”Depois que minha irmã deu um smartphone pra ela, todo dia ela me manda alguma mensagem e eu sempre tento manter esse contato através do WhatsApp”, diz a jovem.

Nem mesmo a dificuldade inicial com o aparelho prejudicou essa relação. ”No começo era complicado, porque eu não entendia as mensagens, ela não conseguia escrever muito bem, mas agora já melhorou”, diverte-se Carla.

O mais importante é que o idoso nunca se sinta excluído, ele quer aprender, quer ser próximo da família e poder usufruir de tudo aquilo que o mundo moderno oferece. E no quesito vontade, eles dão de 10 a 0 em muito jovem.

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Olá eu sou a Tatiane Bertolino Especialista em Comunicação Empresarial e Network Graduada em Comunicação Social –Jornalismo pela (UNG) Pós Graduada em Comunicação e Marketing pela FMU Especialista em Linkedin Embaixadora da Rede Mulher Empreendedora(RME) em Guarulhos Ceo do Grupo Tempos Modernos desde 2014 Sócia da aceleradora Metodo3ps Fundadora juntamente com o Luiz Empreendedor do evento Maratona de Negócios das Mulheres Empreendedoras Apresentadora do Programa Empreendendo Online pela Tv Folha Metropolitana Membro BNI Endeavor (Business Networking International).

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Stay Connected

22,020FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Latest Articles