Um período difícil para adolescentes e para os pais
A adolescência é o período mais difícil não apenas para os pais, mas para os adolescentes também. De repente, a criança pequenina, obediente e companheira dá lugar a um jovem que contesta, pede privacidade, pleiteia novos espaços e se veste de um jeito nunca esperado. Chegou a adolescência.
É nessa fase que nós, seres humanos, temos a oportunidade de firmar nossa identidade, nossos valores e nossas crenças. É o momento de transição entre a infância e a vida adulta, caracterizado pelo desenvolvimento físico, mental, emocional, sexual e social e por esforços para alcançar os objetivos relacionados às expectativas da sociedade em que vive.
Nesse período o adolescente testa e experimenta limites, inclusive o dos pais, nessa fase ele vai contestar, discordar, questionar e está tudo dentro da normalidade, é uma fase que os pais também já passaram, claro, com a intensidade apropriada para a época em questão. Mas é nesse período de tantas descobertas que eles também aprendem a amadurecer.
A adolescência inicia-se com as mudanças corporais da puberdade e termina quando o indivíduo consolida o seu crescimento e a sua personalidade.
O que acontece muito nessa fase da vida são as cobranças dos próprios pais em relação aos estudos, vida profissional, relacionamentos e tudo o que envolve o crescimento deste adolescente que ainda não está preparado para tanta pressão. Uma boa dose de conversa e estabelecer parcerias torna esse adolescente encorajado para descobrir, se posicionar e enfrentar o diferente que está chegando na vida dele.
São inúmeras as vezes que ouço dos adolescentes no consultório que essa instabilidade de humor e seus comportamentos muitas vezes inadequados, acontecem porque seus pais não param para conversar e saber a sua opinião em assuntos muitas vezes relacionados ao futuro deles, que apenas os cobram como se tudo fosse uma imposição, esse comportamento inadequado é para eles uma maneira de chamar a atenção dos pais. Claro que isso não é regra e tão pouco pode se tornar uma desculpa para a sua falta de limites e rebeldia, mas estabelecer parcerias e ser além de pais, amigos de seus filhos o torna muito mais seguro e confiante.
Para os adolescentes e para os pais parece um desafio diário, ter que lidar com esse turbilhão de emoções e comportamentos que por vezes são desafiadores. É uma fase em que eles procuram pela própria identidade e questionam as regras e limites impostos. Existe uma enorme instabilidade emocional e também uma vontade de crescer rápido. A fase é cheia de conflitos, mas se adolescentes e pais souberem passar pelo desafio, os resultados serão, adultos muito mais seguros, responsáveis e independentes.
“Na adolescência somos rebeldes e nem sempre obedecemos aos nossos pais… Quando começamos a amadurecer obedecemos por prazer.”