Saiba os motivos pelo qual você pode ser reprovado nos processos seletivos.
Você faz diversas entrevistas de emprego e em nenhuma delas você é aprovado? Saiba agora o que pode estar dando errado.
Na minha experiencia de anos trabalhando com Recursos Humanos contratando profissionais para cargos de diversos níveis hierárquicos, pude ver profissionais com grande capacidade de desenvolvimento no mercado de trabalho e com boas experiencias, serem reprovados pelos gestores e infelizmente por mim também, por motivos de descuido ou por acharem que detalhes não contariam para a sua escolha.
Em um país onde o desemprego está grande, a concorrência aumentando todos os dias, não se pode descuidar com nada na hora da sua recolocação, então leia a matéria e tente colocar em prática algumas dessas informações.
O que pode reprovar nas entrevistas
Em primeiro lugar o seu currículo é o seu cartão de visita para o recrutador, tenha um currículo “limpo” de fácil visualização e entendimento, saiba que, diante de centenas de currículos o recrutador não irá ficar lendo um que tenha mais de 2 páginas. Cuidado com os erros de português, isso é fundamental, já peguei currículos de pessoas com nível universitário e com erros grotescos. Coloque informações sucintas, apenas coisas necessárias.
Nunca coloque no seu currículo coisas que você não sabe fazer ou lugares que nunca trabalhou, bem como os cursos que nunca fez.
Durante a entrevista, fique atento com os erros na hora de falar e escrever redações, sua roupa conta bastante também.
Cuidado com o que faz nas suas redes sociais, recrutadores consultam também e dali tiram uma base do seu perfil profissional, nunca fale mal de empresas que você já passou.
Mentir é quase “um tiro no pé”, o recrutador na maioria das vezes é um psicólogo que saberá que você está mentindo, diga sempre a verdade, é melhor falar que não sabe determinado assunto, mas que poderá e está disposto a aprender do que mentir.
Sua ansiedade na entrevista pode te atrapalhar muito, mantenha a calma, fale pausadamente, pense antes de responder as perguntas, sempre olhe nos olhos do entrevistador (isso passa a ele segurança), tente não gesticular com as mãos e nem balançar as pernas, não fique mexendo nos cabelos.
Durante a sua entrevista o profissional quer saber dos seus conhecimentos profissionais, não diga o quanto está sofrendo por estar desempregado, ou algo do tipo, lembre-se que a fila do desemprego está enorme para todos e ele sabe disso. Portanto tente ser o mais positivo possível, mesmo diante de suas dificuldades.
Ao enviar seu currículo para a empresa, faça uma breve apresentação caso seja por e-mail, quando levar diretamente na empresa, essa apresentação somente é necessária se for solicitado. Carta de apresentação é sempre bem vinda, mas precisa ser breve e objetiva.
Tente seguir essas dicas, tenho certeza que a sua recolocação irá chegar em breve.
Fique atento, nas nossas próximas matérias irei escrever sobre os segredos de entrevistas e dinâmicas de grupo que ninguém te conta.