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quinta-feira, maio 2, 2024

Índice de 66% no abandono de carrinho aponta que este pode ser um dos grandes vilões do varejo online

Dificuldades com o cadastro, problemas na página e falta de checkout transparente podem afetar vendas no período mais esperado pelos e-commerces

Índice de 66% no abandono de carrinho aponta que este pode ser um dos grandes vilões do varejo online

uem nunca desistiu de uma compra momentos antes de fechar um negócio? No mundo online, com milhares de lojas virtuais e promoções aparecendo a todo momento na tela do computador ou celular, é mais comum do que se imagina. De acordo com levantamento da consultoria de e-commerce e marketing digital Enext, a taxa média de abandono de carrinho de compra no Brasil é de 61%. Em 2020, a porcentagem de desistência chegou a 71%.

Alguns problemas técnicos, como dificuldade no cadastro, são fatores que interferem diretamente na decisão de quem está prestes a concluir um negócio e, infelizmente, acabam “espantando” uma potencial venda. Considerar esses aspectos é fundamental para proporcionar uma experiência satisfatória e, assim, evitar que a confiança do cliente seja abalada.

“Os consumidores online são exímios buscadores de informações. Por isso, ao surgir a necessidade, eles correm para a internet e procuram por informações do produto e das potenciais lojas onde a compra será realizada, comparando prós e contras de cada fornecedor. Para que eles finalizem essa compra, irão levar em consideração todas as informações obtidas na jornada”, diz Natália Tukoff, diretora comercial e de Marketing da Yapay,

Em primeiro lugar, é preciso evitar as “surpresas” desagradáveis. É preciso ter atenção com o equilíbrio entre valor dos produtos e do frete praticado. Uma desproporção pode assustar o cliente na hora de finalizar a compra, podendo levá-lo a desistir do negócio. Por isso, é necessário oferecer um preço justo em relação ao frete, disponibilizando opções de entregas ou apostando em presentes e buscando agregar valor ao pedido.

Outro erro que precisa ser evitado é a complexidade no momento de fazer um cadastro na loja virtual. O layout precisa ser intuitivo, pois oferece experiência durante a compra e localiza o produto desejado sem atritos ou confusões. Somado a isso, é importante uma boa estética, que seja intuitiva e com os dados da empresa e canais de atendimento sempre visíveis para transmitir segurança.

Também é preciso oferecer opções de pagamento aos clientes. É preciso disponibilizar o máximo de opções, como PIX, boleto e cartões de crédito de diversas bandeiras para que o cliente se sinta confortável para escolher como prefere finalizar a compra, ampliando as chances de conversão.

O lojista pode e deve utilizar a tecnologia a seu favor para contornar a situação. Os dados são as bases para as campanhas, porém, é preciso usá-los de forma coerente e inteligente, e respeitando a LGPD. Uma das opções é a aplicação de técnicas de machine learning. Com a ferramenta é possível prever padrões e tendências, assim é possível definir quais processos podem ser modificados ou eliminados durante a compra.

“É importante entender em qual parte da compra o abandono de carrinho acontece. Por isso, a utilização de dados como fonte de informações possibilita ao empreendedor entender se o consumidor abandonou o carrinho no pagamento ou em algum outro momento. Assim, utilizar informações da base permite focar esforços em solucionar um problema específico”, acrescenta Natália.

O checkout transparente é outra opção para facilitar a venda, pois os consumidores não precisam migrar para o site do processador de pagamentos para concluir a compra. Isto evita os pontos de fuga durante a finalização da compra, além de aumentar a confiabilidade do comprador.

Para oferecer os recursos que evitem o abandono do carrinho, é importante analisar as soluções especiais disponíveis no mercado que se adequem à necessidade de cada negócio. Uma destas soluções está nos intermediadores de pagamento, tais como a Yapay, plataforma de pagamentos da Locaweb, que já atua no mercado há mais de uma década e pode ajudar nesse quesito.

A empresa dispõe de profissionais e recursos que tornam o processo de compra mais ágil e seguro para o cliente, atuando diretamente contra a desistência por meio de ações automáticas que geram novas oportunidades de pagamento e convertem até 28% dos carrinhos abandonados.

Sobre a Yapay

A Yapay é uma plataforma de pagamentos e unidade de e-commerce da Locaweb – com mais de 11 anos de atuação no segmento de pagamentos, com produtos e funcionalidades que proporcionam performance, conversão e escalabilidade aos projetos de seus clientes. As principais soluções oferecidas pela Yapay são voltadas para o mercado de e-commerces, startups e autônomos. Para mais informações podem ser obtidas em https://www.yapay.com.br.

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Olá eu sou a Tatiane Bertolino Especialista em Comunicação Empresarial e Network Graduada em Comunicação Social –Jornalismo pela (UNG) Pós Graduada em Comunicação e Marketing pela FMU Especialista em Linkedin Embaixadora da Rede Mulher Empreendedora(RME) em Guarulhos Ceo do Grupo Tempos Modernos desde 2014 Sócia da aceleradora Metodo3ps Fundadora juntamente com o Luiz Empreendedor do evento Maratona de Negócios das Mulheres Empreendedoras Apresentadora do Programa Empreendendo Online pela Tv Folha Metropolitana Membro BNI Endeavor (Business Networking International).

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