Healthtech celebra 4 anos de operação no Brasil com conquistas internas e grandes marcos
O setor de saúde costuma estar entre um dos mais promissores quando se fala em futuro no mercado de trabalho. Neste cenário otimista, também encontram-se as healthtechs, startups que trazem soluções tecnológicas inovadoras para a área, como é o caso da Doctoralia. Completando 4 anos de operação local no Brasil, a maior plataforma de agendamentos de consultas do mundo contempla 440 colaboradores no país, presentes em 22 estados, de 8 nacionalidades diferentes e idades entre 15 e 59 anos.
A operação no Brasil iniciou remotamente em 2012, com colaboradores da Espanha. Mas ao testar o mercado brasileiro, logo notou-se o potencial de expansão comercial em todo território e, em 2017, a Doctoralia chegou no país, inaugurando as atividades com 37 contratações. No ano seguinte, esse número quadruplicou e mais 166 colaboradores foram admitidos. Em 2019, a empresa contratou 387 novos “Guerreiros”, como são carinhosamente chamados. “Isso prova como a Doctoralia vem crescendo exponencialmente, o que acreditamos ser resultado de um trabalho intenso de aproximação do paciente, para compreender suas necessidades quando o assunto é saúde”, pontua Cadu Lopes, CEO da empresa, que também lidera as operações do Chile e Peru.
Além disso, para ele, o aumento nas contratações representa o sucesso de projetos voltados para diversidade e inovação, com foco no colaborador. “Embora a remuneração e a segurança no emprego estejam sempre em mente para os Guerreiros, vemos a cultura da empresa e o senso de comunidade se tornarem uma forte prioridade. Por isso, a Doctoralia faz questão de se posicionar sempre a favor do bem-estar de nossos colaboradores, priorizando a saúde, a satisfação e a tranquilidade dos mesmos, pois acreditamos ser possível exercer suas funções com êxito, num ambiente que, acima de tudo, respeita cada indivíduo”, completa. Além disso, a empresa preza pela evolução e desenvolvimento dos colaboradores, abrindo portas para novas oportunidades em diferentes cargos e posições.
Diversidade e inclusão
Apesar da grande participação de mulheres em cargos de gerência, as empresas brasileiras investem menos em paridade de gênero do que a média global, de acordo com pesquisa realizada pela International Business Report da Grant Thornton. E a Doctoralia, como uma healthtech de cultura inovadora, que acompanha o mercado e as necessidades não só do cliente, mas também do colaborador, entende a importância de investir na diversidade e equidade de gênero.
De seus 440 funcionários, 57,7% são mulheres. Entre os cargos de liderança, 55,4% são ocupados pelo sexo feminino. Para Rodolfo Fiorderize, Head de People Experience da Doctoralia, chegar a esse número é resultado de uma série de ações que têm como propósito criar um ambiente de trabalho efetivamente igualitário para homens e mulheres. “A alta liderança precisa estar engajada em construir um ambiente realmente igualitário e, quando falamos disso, devemos considerar equidade de sexo, mas também etnia, gênero, formação escolar e muito mais.”
Com isso em mente, outra ação recente da Doctoralia é a parceria com a ONG TransEmpregos, que visa a contratação de profissionais transsexuais. O processo está sendo implementado para dar início à geração de empregos a população Transgênera, no intuito de confrontar a discriminação e o preconceito – causadores da grande dificuldade de acesso a empregos para este grupo.
Saúde na palma da mão
Nos negócios, o período inicial da pandemia apresentou necessidades urgentes que se tornaram um verdadeiro campo minado para boa parte dos empresários e empreendedores: transformação digital, adaptação a um novo sistema de trabalho, investimento em logística e relacionamento com o cliente. Empresas que já entendiam a relevância desses pontos saíram à frente e mantiveram-se fortes mesmo em meio à crise, como a Doctoralia.
Em 2020, a plataforma que já demonstrava ser a revolução na saúde, provou que há, sim, como garantir saúde humanizada através do uso de tecnologias. Comparado ao ano anterior, o número de consultas agendadas subiu para 50%, atingindo a marca de 6 milhões de agendamentos. Dessas, 1 milhão foram realizadas de forma virtual, com mais de 17 mil profissionais que passaram a atender na modalidade, por meio do software de telemedicina desenvolvido pela companhia.
“Também disponível na versão móvel (iOS e Android), nossa plataforma visa oferecer saúde, enquanto coloca os pacientes em primeiro lugar. A tecnologia, claro, facilita esse processo, mas nada disso seria possível sem o time incrível que integra nossa empresa e constrói dia a dia as melhorias do futuro da saúde humanizada”, completa Cadu, CEO da Doctoralia.
Sobre a Doctoralia
A Doctoralia é uma empresa do Grupo Docplanner, maior plataforma de saúde do mundo. Presente em 12 países, o grupo é responsável por atender 35 milhões de pacientes e processar mais de 4 milhões de agendamentos de consultas todo mês, atualmente, possui mais de 2 milhões de profissionais de saúde em sua base, com um total de 4,5 milhões de avaliações de pacientes. A companhia foi fundada em 2012, na Polônia, e possui uma equipe de mais de 1.600 colaboradores nos escritórios de Varsóvia, Barcelona, Istambul, Roma, Bolonha, Cidade do México e Curitiba.
Com a missão global de tornar a experiência em saúde mais humana, a Doctoralia atende a diferentes públicos ao oferecer uma gama diversificada de serviços, com marketplace que permite agendamento e avaliação de consultas, softwares médicos para consultas virtuais, sistema SaaS (Software as a Service) voltado para otimização da gestão e do fluxo de pacientes e TuoTempo, um sistema de relacionamento com o paciente, ou CRM (Customer Relationship Management), que promove elevada experiência oferecida por instituições de saúde, como hospitais e clínicas de grande e médio porte. Para ampliar o alcance do serviço, a Doctoralia disponibiliza também o aplicativo móvel nas versões iOS e Android.