foto-diabetes
Diabete é uma doença metabólica, caracterizada pelo aumento do nível de glicose no sangue e causada pela falta ou diminuição da produção de insulina, que é um hormônio produzido pelo pâncreas e responsável por fazer com que a glicose do sangue passe para dentro das células, para ser utilizada como fonte de energia. A glicose quando não é passada pelo sangue para dentro das células, não é aproveitada e não se transforma em energia, permanecendo em excesso na circulação, o que pode causar alguns sintomas como:

Diabetes

Visão turva
Fome excessiva
Perda de peso
Urina frequente
Sede excessiva
Cansaço
Diversos tipos de
infecções

Temos 2 tipos de diabete: tipos 1 e 2

Diabete tipo 1: Ocorre após a destruição de célula no pâncreas que por sua vez produz insulina. Com isso, o organismo deixa de produzir ou até produz, mas em quantidade pequena. O diabetes tipo 1 é tratado com a aplicação de insulina, sendo mais frequente em crianças e jovens.

Diabete tipo 2: Na maioria dos casos, as células do organismo dos pacientes não absorvem a insulina produzida pelo pâncreas. Grande parte dos pacientes acaba sendo tratada com medicamentos, mas em alguns casos é necessária a aplicação de insulina. Diabete tipo 2 geralmente se desenvolve em adultos e, no início da doença, pode não apresentar sintomas.

Existe, ainda, o diabete gestacional, detectada na gravidez, este tipo de diabete pode desaparecer depois do parto ou persistir após o nascimento do bebê.

Quando o diabete não é bem controlado, podem surgir graves complicações como acidente vascular cerebral (AVC), infarto, doenças renais (insuficiência renal crônica), entre outras. Após o médico diagnosticar o diabete, o paciente deve iniciar o tratamento imediatamente, que consiste em atividade física, alimentação saudável, uso de medicamentos ou insulina e monitoramento dos níveis de glicose no sangue de forma a retardar suas complicações e ajudar a controlar o diabete.

Não utilize medicamentos para diabete sem prescrição médica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui