13 C
Nova Iorque
sexta-feira, maio 3, 2024

Criança sem limites – Adolescente rebelde

Você já parou para pensar que um adolescente rebelde certamente foi uma criança sem limites?

Quando vemos um adolescente muito rebelde, fora dos padrões normais para a idade, ele foi uma criança sem limites.  Errar na educação dos filhos é normal. Não existem pais perfeitos e tão pouco filhos perfeitos. Porém, o que não pode deixar de existir é o respeito entre ambos, seu filho não tem que ter medo de você, ele tem que ter respeito.

Criança sem limites - Adolescente rebelde

Limite é dar para a criança as noções de até onde ela pode ir, é dar-lhe segurança para isso, colocar o respeito como regra básica de convivência para ambos, bem como os valores éticos e morais de cada família.    Estabelecer limites e exigir disciplina dos filhos não é algo muito fácil, mas é perfeitamente possível.

Os pais não precisam e não tem que entrar em discussão com a criança, o não dos pais precisa prevalecer. Esse não só prevalecerá quando no meio do caminho o seu “não” não virar um “sim”.

O que acontece com muita frequência é que a criança vence os pais pelo cansaço. Seu filho sabe onde é o seu limite e por isso ele te testa. A criança irá fazer birra até o seu não, virar um sim para ela; quando isso acontece a criança tem a idealização de que virou o “reizinho da casa”, é assim que ela se sente quando vence os limites de paciência dos pais. Seu filho necessita saber qual é a hierarquia da casa.

Muitas vezes os pais por trabalharem muito e terem pouco tempo para os seus filhos, tendem a dizer sim para tudo, como uma forma de compensação pela sua ausência. Isso é um grande erro.

Obediência e disciplina devem ser conquistadas pela firmeza dos pais com a criança e não com moedas de troca, seu filho não precisa ser recompensado todas as vezes ou para te obedecer. Presentes, recompensas apenas de vez em quando.

Pais sem paciência tendem a criticar suas crianças, critique o comportamento e não a criança.   Seja firme na hora de impor os limites, ameaçar o seu filho com frases do tipo… “se você fizer isso…” não surtirá efeito.

Apresente as regras para a criança de forma clara e objetiva, esses valores e regras devem ser decididos pela família, ele precisa ter clareza do que você quer. As regras não podem mudar a toda hora, a consistência constrói confiança, se formular uma regra é preciso explicar as justificativas.

Os pais precisam falar a mesma linguagem sempre, ou seja, um não pode falar sim e o outro falar não.

Conteúdo e Texto: Patricia Soares,
Psicóloga Clínica e Organizacional com especialização em Saúde Mental. CRP:06/105543

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Olá eu sou a Tatiane Bertolino Especialista em Comunicação Empresarial e Network Graduada em Comunicação Social –Jornalismo pela (UNG) Pós Graduada em Comunicação e Marketing pela FMU Especialista em Linkedin Embaixadora da Rede Mulher Empreendedora(RME) em Guarulhos Ceo do Grupo Tempos Modernos desde 2014 Sócia da aceleradora Metodo3ps Fundadora juntamente com o Luiz Empreendedor do evento Maratona de Negócios das Mulheres Empreendedoras Apresentadora do Programa Empreendendo Online pela Tv Folha Metropolitana Membro BNI Endeavor (Business Networking International).

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Stay Connected

22,020FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Latest Articles