Qual a mulher que nunca se preocupou demais com o bem-estar do outro?
O Complexo de Wendy é mais comum em mulheres, e qual mulher que nunca se preocupou demais com o bem-estar do outro?
Aquelas famosas frases “deixa que eu resolvo”, “eu faço isso para você”, “não sei o que você faria sem mim”, “Há se não fosse eu” dentre outras frases, são típicas de mulheres com o Complexo de Wendy.
Quem era Wendy?
Wendy era a fiel escudeira de Peter Pan (já falamos aqui sobre a Síndrome de Peter Pan), que abandonou sua própria vida e família para viver com ele na terra do nunca, onde ele poderia se permitir viver sem crescer. Lá, ela adotou o papel de boa mãe. Tinha todas as responsabilidades, cuidava dos meninos quando Peter estava fora, fazia a comida, cuidava das roupas, da segurança deles e ainda sobrava tempo para ser uma boa ouvinte e mãe carinhosa. Basicamente Wendy assume todos os riscos e responsabilidades que Peter Pan não consegue assumir. É ela a responsável por ele sair triunfante no final da história. Ou seja, ela era a responsável também por Peter não querer crescer.
O Complexo de Wendy é real e muitas mulheres sofrem com ele, é raro, mas homens também podem sofrer desse complexo. Apesar de nãos ser reconhecido pelo DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), esse complexo circula nos termos psicológicos desde 1.980;
As pessoas que sofrem desse complexo manifestam uma preocupação excessiva pelo bem estar do outro. São parceiros que tentam fazer o par feliz a todo custo, assumem as responsabilidades dos outros, fazem de tudo para se afastar de possíveis conflitos, fazem de tudo para evitar que o outro se chateie, têm medo excessivo de magoar o próximo e se desculpam por tudo que fazem de e que “acham” não estar perfeito.
Basicamente a pessoa com complexo de Wendy tende a exercer a figura de mãe em todas as suas relações, principalmente as amorosas. Na vida amorosa ela exerce a figura maternal ao invés de parceira.
Dessa forma ela contribui ainda mais para a imaturidade de quem já tem a Síndrome de Peter Pan.
Esse complexo vem acompanhado de medo à rejeição e a insegurança, como uma forma de ser aceita e respeitadas pelos demais. As “Wendys” ficam presas a esse medo da rejeição e por isso tendem ao sacrifício e a superproteção ao outro.
Algumas características do Complexo de Wendy
- Ela e perfeccionista
- Acredita que é imprescindível
- Evita os conflitos a todo custo
- Maximiza suas culpas
Tratamento
Esse complexo não interfere diretamente na saúde, mas traz prejuízos significativos a qualidade de vida psíquica. Por isso a psicoterapia é uma grande aliada, pois ajudara no auto conhecimento e no medo do abandono.
Como mulher é importante que você se mantenha alerta ao complexo de Wendy.
“Ser boa não implica em deixar você mesma de lado como pessoa, como mulher e como companheira.”