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segunda-feira, abril 29, 2024

Brasil é o segundo colocado em ranking de ligações de telemarketing. Saiba como evitá-las

Estudo feito pela Truecaller aponta que o Brasil é o segundo colocado em chamadas de spam, as famosas ligações de telemarketing. Segundo dados, brasileiro recebe, em média, mais de 20 ligações no mês. Saiba como evita-las.

É praticamente impossível que exista alguma pessoa, adulta, que não tenha recebido uma ligação, indesejada é bom que se diga, de telemarketing. Mais difícil que encontrar essa pessoa é achar alguma que tenha aceitado de bom grado esse tipo de ligação.

Brasil é o segundo colocado em ranking de ligações de telemarketing. Saiba como evitá-las

No ranking de ligações de spam, o Brasil está muito bem colocado. Segundo o estudo “Truecaller Insights: Top 20 de Países Afetados por Chamadas Spam em 2017”, divulgado na última semana, o país é o segundo colocado entre os que mais recebem esse tipo de chamada ficando apenas atrás da Índia, cada brasileiro recebe em média cerca de 20,7 ligações do gênero por mês.

E quem puxa a fila de ligações é o setor de telefonia. As operadores são disparado quem mais utiliza das chamadas de telemarketing para tentar atrair clientes para seus serviços. O Truecaller aponta que 33% dos chamados são do ramo, seguidas de coletores de dívidas (24%).

As táticas são as mais variadas, assim como os horários das ligações cada vez mais inoportunos. O publicitário Márcio Oliveira, 30, conta que já chegou a receber 3 ligações em apenas uma hora. “Na primeira chamada era o Faustão, na segunda o Moacyr Franco e apenas na terceira, de fato, uma pessoa e não uma gravação, falava comigo para oferecer um novo plano de telefonia celular” conta o jovem.

Ligações repetidas em um curto espaço de tempo são um dos motivos que mais irritam os potenciais clientes. “Após atender a duas ligações com gravações em cerca de 20 minutos, quando falei com a moça que me ligou pela terceira vez, acabei sendo um pouco grosso, não me orgulho, mas não aguentava mais (risos)” confessa Oliveira.

É exatamente nesse ponto onde as empresas devem tomar cuidado, não ultrapassar uma linha do bom senso, onde ao invés de chamar os clientes para seus serviços criar um incômodo tão grande a ponto de espantá-los, como explica Kim Fai Kok, diretor de comunicações da Truecaller “Às vezes, chamadas de empresas podem ter boa intenção, e elas podem ser percebidas de forma diferente de pessoa para pessoa. O importante é que os clientes devem ter uma escolha e algo a dizer neste processo. Eles devem ser capazes de escolher se querem receber essas chamadas ou não. Sempre deve haver uma maneira para que eles possam optar por sair da lista de ofertas promocionais”, aponta Kim.

Porém, não é necessário perder a calma, existe uma forma de fugir desse tipo de situação. Em São Paulo desde 2009 já é possível cadastrar seu telefone, fixo ou móvel, para não receber ligações telefônicas de ofertas de produtos e serviços. A Lei Nº 13.226, chamada “Cadastro para o Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing”, de 7 de outubro de 2008, diz que “O cadastro tem por objetivo impedir que as empresas de telemarketing, ou estabelecimentos que se utilizem deste serviço, efetuem ligações telefônicas não autorizadas para os usuários nele inscritos”.

O responsável por cuidar e fiscalizar esse bloqueio é o Procon-SP. O consumidor faz um cadastro no site do órgão de defesa e dessa forma só pode receber chamadas de entidades filantrópicas, empresas de cobrança ou as que tenham sua autorização por escrito. Aquelas que desrespeitarem a lei podem ter de pagar multa. O serviço passa valer 30 dias após o cadastro, que pode ser feito aqui.

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