16.8 C
Nova Iorque
segunda-feira, abril 29, 2024

Além de comida, saiba o que mais sofre com desperdício no Brasil

O Brasil está entre os dez colocados nos países que mais sofre com desperdício, mas não é apenas comida, outros setores também são perdidos em quantidades absurdas.

O desperdício é uma das situações que mais podem ser lamentadas, sobretudo em um país onde se falta tanta coisa, como no Brasil. Anualmente são descartadas toneladas dos mais variados produtos e como não poderia deixar de ser, os alimentos são os principais.

Além de comida, saiba o que mais sofre com desperdício no Brasil

No triste ranking dos países que mais desperdiça comida, o Brasil ocupa o top 10. De acordo com estudo realizado pelo World Resources Institute (WRI) são jogados fora cerca de 40 mil toneladas de alimentos no país.

Mas, como dissemos, alimento não é o único tipo de produto que sofre com o desperdício, outros segmentos também entram nessa lista. A plataforma NDays, especialista quando se trata de consumo consciente aponta que além de alimentos, roupas, remédios e comida para pets também são perdidas em grande quantidade.

Segundo dados publicados pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) aponta que R$ 1 bilhão é perdido em medicamentos todos os anos no país. O que mais assusta nesses números é que grande parte é inutilizado por descuido e total negligência. Por exemplo, 20% são desperdiçados por serem esquecidos nos estoques de hospitais e o restante estraga durante o transporte, por má armazenagem.

Já quando se fala de roupas, a quantidade “perdida” também é grande. Embora quando se trata de roupas, os consumidores também são responsáveis pelos números. Pelos dados da plataforma, 175 mil toneladas de retalhos geradas em solo nacional em 2011, apenas 36 mil foram reaproveitadas na produção de linhas, barbantes ou até mesmo em novas peças.

O consumidor também não presta muita atenção nesse sentido, segundo o IBGE, os gastos do brasileiro com vestuário representam 5,5% do orçamento mensal, mas apenas 1/3 do armário é utilizada mais de uma vez.

Por fim, as rações para pet também são perdidas aos montes. Ao contrário do que muita gente imagina a comida dos animais também vencem. Essa falta de conhecimento por parte de algumas pessoas até pode ser explicado, já que muitas lojas onde vende o alimento descartam a embalagem original do produto para vender a granel, impossibilitando que as pessoas possam conferir a data de validade.

Esse tipo de prática, por sinal, é ilegal, fiscalização feita pelo Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (Ipem-SP) revelou que 35% dos estabelecimentos vistoriados no estado vendiam mercadorias irregulares.

Gostou do conteúdo? Então comente, compartilhe e siga acompanhando nossas matérias!   ; )

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Stay Connected

22,020FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Latest Articles