Para que a educação dos filhos seja plena é essencial que os pais sejam presentes durante o período escolar.

Acompanhamento que é necessário

Talvez os mais novos não façam ideia desse tipo de situação. Mas durante muito tempo foi comum a cena em que os filhos chegavam com o boletim junto aos pais, que olhavam atentamente as notas. Ou então, quando o pai sentava a mesa junto ao filho para tomar a tabuada ou até mesmo quando batia aquele frio na barriga no dia da reunião de pais e a mãe ouvia com atenção as queixas ou elogios do professor sobre a criança.

Pois bem, esses métodos ao que parece se perderam um pouco com o tempo. A questão aqui não é sobre ser ou não saudosista ou sobre qual tempo era melhor.

Mas uma opinião é contundente de todos os professores e orientadores. Que é a de que a presença e participação dos pais durante o período escolar dos filhos é algo essencial para um aprendizado pleno. E quando digo acompanhamento não me refiro apenas as crianças, essa relação se faz necessária com estudante durante todo o processo de formação, inclusive na hora de escolher o curso e faculdade.

E vejam, quando aponto a importância de acompanhar de perto, não existe nenhum exagero nisso. Está em tramitação no Senado, um projeto de lei do Senador Cristóvão Buarque em que prevê punição aos pais que não compaeducacçaõrecerem às escolas dos filhos para acompanharem o desempenho dos filhos.
A PL nº189 de 2012, estabelece pagamento de multa 3 (três) a 10 (dez) por cento sobre o salário-mínimo da região (penalidade decorrente do art. 7º do Código Eleitoral) aos pais ou responsáveis legais que não comparecerem periodicamente às escolas de seus filhos para acompanhar o desempenho deles.

Portanto, é possível afirmar que os pais devem sim ser presentes na educação dos filhos. Esse tipo de conduta passa além de confiança aos estudantes como também da um certo respaldo aos professores, na missão de conseguir extrair o máximo dos alunos.

Quando o assunto é faculdade, essa orientação e presença dos pais serve como um acolhimento em um período de muitas dúvidas para o jovem. Da mesma forma que os pais tiveram um interesse e participação no ensino médio e fundamental, o jovem precisa saber que pode contar com os pais para efetuar a melhor escolha nessa fase importante da vida.

Por isso, procure sempre estar presente, dessa forma o aprendizado das crianças seguirá um curso perfeito até a chegada do diploma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui