10.5 C
Nova Iorque
segunda-feira, maio 13, 2024

À Procura da Felicidade pela ótica do AutoconheCINEMA

Você sabe o que é autoconhecinema?

À Procura da Felicidade pela ótica do AutoconheCINEMA

É a capacidade de observar uma obra Cinematográfica sob a ótica do autoconhecimento e do desenvolvimento humano.

Um filme sobre resiliência, mais do que sobre busca da felicidade. Isto porque, por um bom tempo, trata-se de uma luta pela sobrevivência constante e incessante. Chris Gardner tenta equilibrar as centenas de pratos (equivalentes aos aspectos gerais da vida, como o aluguel, a paternidade, o estágio, a venda das máquinas), que exigiriam ao menos uns 5 braços, em apenas dois.

Christopher Gardner: Conheceu o pai já adulto, prometeu (a si mesmo) ser uma grande referência para os filhos e ser presente. Sofria uma pressão constante da esposa, do estágio, além de muitos desafios e percalços, todos parecem testá-lo a todo momento, como quem pergunta “você aguenta? E agora, aguenta mais essa?”. O desespero só é visível quando chega em seu aparente limite (cena do banheiro com o filho).

Chris parte para o lúdico, pois a realidade é dura e difícil demais para a compreensão do pequeno Christopher. Não queria, em hipótese alguma, dar a impressão de um pai ausente ou incapaz de cria-lo.

Muito bem articulado, usa seu carisma de forma lógica também para intensificar seu modo de se relacionar para que eventos premeditados por ele aconteçam como ele espera, quase como um blefe, um golpe de sorte com “feeling” e conhecimento de persuasão.

Quando em uma situação que exige habilidades que ele julga ter, sente-se motivado ao ser desafiado e consegue canalizar a pressão para um modo de concentração e foco, em vez de estresse e nervosismo (exemplo do cubo mágico, quando Jay diz “desiste”), e faz disso seu “cartão de visitas”, uma forma de se mostrar, de mostrar competências e de marcar sua presença.

Dito isso, cabe colocar a primeira pergunta reflexiva para você praticar o seu autoconhecinema:

Limiar de sofrimento.

1. Qual é seu limiar de sofrimento? O que é capaz de te desestruturar? Até que ponto você é capaz de aguentar? Você tem consciência sobre isso?

Felicidade: “Todo mundo parecia tão feliz. Por que eu não podia ser como eles? ”. O próprio Chris levanta a questão a respeito da felicidade enquanto um objetivo/busca, um “status” de bem-estar constante. Enquanto a história demonstra, em sua última parte, a felicidade como um momento. Felicidade é uma emoção como a tristeza, o medo e a raiva. Ela não dura para sempre, portanto, mas pode ser capaz de marcar nossas vidas para sempre. Não é incomum que digamos “Naquela época eu fui feliz”,

como uma forma de comunicar que os momentos que julgamos bons foram muito mais significativos que os ruins, mas que isso não significa que estivemos em um estado de felicidade constante por todo o período ao qual nos referimos. Por isso, a felicidade (no filme e na vida) tem um poder simbólico muito forte, também elevado pela cultura. Quem não quer ser/estar feliz? O conceito de felicidade vai além da ideia de “alegria”, pois parece unificar, em um equilíbrio quase mágico, tudo aquilo que buscamos sentir, da forma mais intensa imaginável. O que nos faz feliz, entretanto, é extremamente particular, complexo e influenciado por inúmeros aspectos, inclusive os situacionais. Desta forma, assim como as outras emoções, ela é muito relativa. Tendemos a mensurar a felicidade baseando-nos em nossa perspectiva (individual, econômica e sociocultural), muitas vezes ignorando essa particularidade do que é sentir/estar feliz para o outro. Para Chris Gardner, felicidade tinha a ver com superação, com orgulho (no sentido de o filho ter orgulho do pai), com segurança e estabilidade, já que, por muito tempo, tinha que viver um dia de cada vez sem fazer ideia de que conseguiria ou não um lugar para dormir e ter como se alimentar. Além disso, felicidade tinha a ver com provar a si mesmo de sua capacidade, de encarar um desafio visto como quase inalcançável (pelos outros), mas para ele totalmente possível. Os esforços e desafios que ele enfrentou até conseguir, proporcionaram uma emoção muito intensa e positiva quando conseguiu, ao qual ele nomeou de felicidade.

2. Sobre a Procura da Felicidade. Chris viu no aspecto dos corretores da bolsa e no carro conversível, a felicidade que buscava. E pra você, o que é felicidade? Onde, em que ou em quem você é capaz de enxergá-la?

Por fim, Chris Gardner (interpretado por Will Smith), depois de muitas dificuldades, acaba conseguindo seu objetivo e é contratado pela Dean Witter como corretor de ações. Depois disso, de uma forma muito contagiante, Chris caminha pelas ruas e comemora de forma extremamente emocionada, com uma enorme sensação de alívio e de conquista.

3. Para acabar bem. Pensando nesta cena e na sua vida, você se lembra de algum momento em que sentiu sensação parecida? Seja uma alegria contagiante por algum acontecimento ou uma sensação de conquista, depois de tantas dificuldades…procure se lembrar deste momento e deguste novamente a emoção que sentiu naquele instante.

Autoconhecinema é assim. Olhar profundamente para as questões abordadas pelos filmes e trazer para o nosso processo evolutivo.

Até a próxima análise.

Sobre o autoconhecinema

Autoconhecinema é uma metodologia de desenvolvimento humano criado pelo Roteirista de Cinema Luciano Luna em parceria com a Psicoterapeuta Lidiane Luna e tem por objetivo promover o autoconhecimento a partir de discussões em grupo sobre grandes clássicos do cinema.

Luciano Luna
Luciano Luna
Em 2017 Luciano Luna se tornou Roteirista de Cinema, um sonho antigo que enfim decidiu colocar em prática. Esta transformação o inspirou a criar a empresa AutoconheCINEMA que, além de desenvolver roteiros para ajudar empresários a vender seus produtos e serviços com mais ludicidade e de forma mais persuasiva, também utiliza a magia do Cinema para promover Desenvolvimento Humano.

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Stay Connected

22,020FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Latest Articles