20.1 C
Nova Iorque
domingo, abril 28, 2024

A melhor de todos os tempos, Marta.

 Marta é eleita da melhor jogador do mundo pela sexta vez.

 

Na noite da última segunda (24), Marta foi coroada pela FIFA como a melhor jogadora de futebol do mundo pela sexta vez, um feito inédito entre homens e mulheres. Com 32 anos de idade, Marta já teve incríveis 14 indicações ao prêmio de melhor do mundo e cinco vitórias consecutivas entre os anos 2006 e 2010.

A melhor de todos os tempos, Marta.

A Alagoana, de Dois Riachos, iniciou sua carreira profissional no Vasco da Gama (RJ) e já teve passagens pelo Santos e por grandes times dos Estados Unidos e Suécia, duas potências do futebol feminino, além de ser destaque da seleção brasileira.

Não é exagero dizer que a Marta está para o futebol feminino assim como o Pelé está para o masculino, a diferença de habilidade dela para as suas companheiras e adversárias saltam aos olhos, vale o ingresso apenas a chance de vê-la jogando de perto. De fato, cada jogo dela protagoniza jogadas incríveis para serem vistas e revistas. Com certeza, ela inspira muitas crianças para seguirem seus passos como jogadoras de futebol.

Outro ponto interessante, é que em um país tão acostumado a ver apenas esportes masculinos, Marta é uma esperança para o esporte feminino. Infelizmente, sabemos que os esportes masculinos têm muito mais transmissões na TV aberta, o vôlei feminino e o Brasil da Marta são raras e felizes exceções.

O esporte feminino pede passagem, pede mais incentivo e patrocínio e, com certeza, foi muito impulsionado pela genial carreira dessa jogadora. Mas não podemos fugir da realidade, ainda estamos muito aquém do nosso potencial de geração de grandes esportistas. O fenômeno Marta é muito mais o mérito próprio dela do que qualquer incentivo Estatal voltado ao esporte.

O Brasil desperdiça centenas de talentos no esporte pela falta de incentivo e de condições adequadas para todos participarem. Os talentos que produzimos são muito mais exceções do que decorrência lógica de uma política pública. Com a Marta também é assim, um exemplo de dedicação e superação, de uma menina que cresceu no interior de Alagoas e que conseguiu viver do esporte.

De qualquer modo, fica a imagem de sucesso da Marta, elevando o futebol feminino, tornando-se a primeira pessoa a conquistar seis títulos de melhor do mundo, uma verdadeira unanimidade no seu esporte. Entre homens e mulheres, Marta é a melhor futebolista brasileira dessa geração e briga de igual para igual com Messi e Cristiano Ronaldo para ser a melhor futebolista mundial dessa geração. Marta está na mais alta prateleira do futebol, no mesmo patamar de craques como Pelé e Maradona.

No ano em que perdemos a grande Maria Esther Bueno, essa conquista da Marta vem como um sopro de esperança para a renovação do esporte feminino em nosso país, que precisa urgentemente de maiores investimentos para não ver ruir projetos de conquistas de títulos e medalhas olímpicas.

Fonte: Alexandre Lagoa Locatelli

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Olá eu sou a Tatiane Bertolino Especialista em Comunicação Empresarial e Network Graduada em Comunicação Social –Jornalismo pela (UNG) Pós Graduada em Comunicação e Marketing pela FMU Especialista em Linkedin Embaixadora da Rede Mulher Empreendedora(RME) em Guarulhos Ceo do Grupo Tempos Modernos desde 2014 Sócia da aceleradora Metodo3ps Fundadora juntamente com o Luiz Empreendedor do evento Maratona de Negócios das Mulheres Empreendedoras Apresentadora do Programa Empreendendo Online pela Tv Folha Metropolitana Membro BNI Endeavor (Business Networking International).

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Stay Connected

22,020FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Latest Articles