A cada início de ano uma preocupação é presença constante na cabeça de pais que possuem filhos em idade escolar, a lista de material escolar.
Dar os materiais necessários para que o filho possa ter um aprendizado completo e eficiente é o desejo dos pais. O grande problema é quando algumas escolas se aproveitam dessa situação para darem aquela incrementada na lista de material escolar com produtos que não serão usados dentro da sala de aula.
Pensando em esclarecer o que pode e principalmente o que não pode ser pedido pelas escolas, a Fundação Procon-SP informa o que é legal na hora de mandar a lista para os pais.
Primeiramente, o órgão de defesa do consumidor explica que não pode ser incluído na lista materiais de uso coletivo, higiene e limpeza ou taxas para suprir despesas com água, luz, telefone, impressão e fotocópia.
Outro ponto importante que os pais precisam ficar atentos é que a escola não pode solicitar que sejam comprados materiais no próprio estabelecimento, determinar quais marcas devem ser compradas e nem mesmo um local específico em que os produtos devem ser adquiridos. Os pais tem total liberdade para fazer sua pesquisa e escolher marcas e locais onde irão comprar os materiais escolares para o filho.
Confira abaixo algumas dicas para a compra de material escolar:
PESQUISA: É muito importante que os pais façam uma criteriosa pesquisa em diversos estabelecimentos para encontrar os melhores preços. Muitas vezes exatamente os mesmo produtos possuem uma enorme diferença de preços de um lugar para o outro. Lembrando que a última pesquisa de preços feita pelo Procon-SP apontou uma diferença até 457% para o mesmo produto.
REAPROVEITE: Como muitas vezes os materiais solicitados na lista ou são comprados em quantidade maior ou permanecem em bom estado, verifique o que é possível reaproveitar da lista do ano anterior. Ainda que seja um produto ou outro, já é possível economizar dessa forma.
EMBALAGENS E MARCAS: Em muitas situações o produto mais caro não o torna o melhor. É possível encontrar materiais de ótima qualidade sem que sejam das principais marcas. Com certeza é difícil não atender o desejo do filho, mas evite comprar matérias de personagens, esses produtos por terem a questão de licenciamento geralmente são mais caros.