3.9 C
Nova Iorque
sexta-feira, novembro 22, 2024

Você conhece seu cliente?

Nossos clientes, antigo ou novos, entram e saem dos nossos negócios a todo momento. Nos ligam, nos fazem consultas, orçamentos, encomendas, pedem para entregar, ou entregamos no balcão. Visitamos ou os recebemos, os atendemos, pois eles que dão cor e vida ao nosso dia, ao nosso negócio. E quanto desses encontros offlines ou onlines se transformam em informações que agregarão valor à forma o cliente vê o seu produto ou serviço?

Você conhece seu cliente?

 

A Starbucks – líder de vendas de café na China, com 3300 lojas, renomada e respeitada por todos que a visitam – nestes últimos meses se surpreendeu com o surgimento de uma nova marca que busca conquistar o mercado do café no país. Luckin Coffee conta um crescimento e um aceitação exponencial. Após 6 meses da sua inauguração, já conta com 500 lojas, sinônimo de sucesso de bilheteria. E você deve estar pensando “uau, com esse crescimento, nesta velocidade, ela deve vender um café espetacular!” Desculpe-me te decepcionar, mas quem promoveu todo esse sucesso e crescimento não foi a qualidade e sabor do café servido, e sim o estudo minucioso dos dados cadastrados de cada cliente que entrou pela sua porta.

 

Luckin Coffee não conquista e fideliza seus clientes puramente por vender café, por status, ou estilo, e sim, por tratar com primor os dados que, cuidadosamente, são captados dos clientes. Por conhecer muito bem com quem trata e lida. Todo cliente que coloca o pé na Luckin Coffee, ou liga, é convidado a se cadastrar. Uma vez cadastrado, é incentivado a convidar amigos a comprarem e se cadastrarem. Essa corrente vai somando pontos em seu perfil e se transformando em benefícios e vantagens. Assim, a empresa consegue se aproximar mais e mais dos seus clientes cadastrados, definindo sorrateiramente estratégias para surpreendê-lo e antecipar seus pedidos e desejos.

E sabe quais ações foram feitas graças ao estudo desses clientes? Delivery em diversos pontos próximos de escritórios e pontos comerciais; horários de funcionamento especiais; pratos e combos especiais para entrega, ou mesmo para entrega agendada; oferta de talões contendo 10, 20, etc, tickets de café; combos populares; divulgação pelas mídias, e muito mais.

 

O consumo de café na China cresce entre 15 e 20% ao ano. O consumo de xícaras de café por pessoa, ao ano, chega no máximo a 5, em um país com 1.4 bilhões de pessoas! Nos Estados Unidos esse número chega a 269 xícaras por pessoa. Sendo assim, a Luckin Coffe tem sido um ótimo laboratório de aprendizado para a Starbucks, pois a mesma subestimou o perfil chinês e, até o momento, não havia se aproximado do cliente com esse primor.  Ela subestimou o delivery e aprendeu “pela dor” que mesmo sendo grande, há muito o que aprender nesse mundo que o cliente quer ser mais do que SÓ um cliente. Ele quer O CLIENTE!

Então, vamos lá captar dados, cadastrar de forma inteligente nossos clientes. Vamos lá nos debruçar sobre todos os dados e deles tirar o máximo, tirar a foto da alma, do olhar e desejo de cada cliente! Abraço enorme e sucesso sempre! #JuntasSomosMaisFortes, criativas e imbatíveis!

Valéria Vicenti é embaixadora da RME na China, correspondente e mentora do clube fechado curitibano Clube da Alice e engenheira. Tem mais de 20 anos de experiência executiva em gestão de pessoas e processo. Entusiasta por empreendedorismo e pela disseminação do conhecimento, feliz por estar tendo a grande oportunidade de aprender com a beleza e história da arte e cultura de um pais que não dorme, não para, que encanta, cresce e inova a todo o instante.

Fonte : Por Valéria Vicenti da RME (Site mulher Empreendedora)

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Olá eu sou a Tatiane Bertolino Especialista em Comunicação Empresarial e Network Graduada em Comunicação Social –Jornalismo pela (UNG) Pós Graduada em Comunicação e Marketing pela FMU Especialista em Linkedin Embaixadora da Rede Mulher Empreendedora(RME) em Guarulhos Ceo do Grupo Tempos Modernos desde 2014 Sócia da aceleradora Metodo3ps Fundadora juntamente com o Luiz Empreendedor do evento Maratona de Negócios das Mulheres Empreendedoras Apresentadora do Programa Empreendendo Online pela Tv Folha Metropolitana Membro BNI Endeavor (Business Networking International).

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Stay Connected

22,020FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Latest Articles