Técnico Tite busca fechar o elenco da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo, na Rússia em 2018 e pôde fazer testes com amistosos
Muito embora a Seleção Brasileira atual não seja nem sombra daquela que foi humilhada pela Alemanha há quase 4 anos atrás, e isso graças ao técnico Tite, o treinador ainda não definiu o elenco que levará a Rússia, para a Copa do Mundo no ano que vem.
Os resultados da seleção nas mãos do treinador gaúcho são excelentes, em 11 jogos são 10 vitórias, dessas, 9 seguidas e apenas 1 derrota, os amistosos que a seleção realizou na última sexta-feira, 09, e nessa terça-feira, 13, contra a Argentina e Austrália foram o bastante para o técnico poder fazer algumas mudanças na equipe que considera titular, testar algumas peças e notar que tem muita gente pedindo vaga nessa seleção.
Nos amistosos realizados em Melbourne, na Austrália, (derrota por 1×0 para a Argentina e vitória por 4×0 contra a Austrália) os destaques foram o atacante Diego Souza, o zagueiro David Luiz e o também zagueiro Thiago Silva, além de outras peças que se apresentaram bem.
Os três jogadores mostraram serviço ao treinador em um momento crucial, com a Copa do Mundo da Rússia batendo na porta. Nos amistosos Tite não contou com os titulares absolutos, o lateral esquerdo Marcelo e o atacante e craque da equipe Neymar, que foram liberados pelo treinador para as férias. E a lista de desfalques aumentou depois que Gabriel Jesus foi cortado, após levar uma cotovelada do argentino Otamendi, em derrota de nossa seleção por 1×0, no primeiro amistoso.
Nesse cenário que os jogadores que entraram mostraram ao treinador que podem ser úteis no mundial. Os zagueiros Thiago Silva e David Luiz formavam a dupla da histórica goleada de 7×1 aplicada pela Alemanha em 2014, por isso, mais do ninguém precisavam mostrar ao treinador que ainda podem fazer um bom papel, ambos tiveram atuações seguras, com direito a um gol de Thiago Silva, na vitória por 4×0 diante da Austrália.
Já Diego Souza, que substitui o titular Gabriel Jesus foi ainda melhor, marcou dois nessa mesma partida e justificou a confiança do treinador que enxerga nele potencial para fazer uma função um pouco diferente daquela que desempenhou durante praticamente toda a carreira. Com Tite Diego Souza é centroavante, e os dois gols, um deles com apenas 9 segundos de jogo mostraram que o treinador pode estar certo.
Além destes ainda correm por fora jogadores como Taison, também autor de gol diante dos australianos, o meio-campo Diego, do Flamengo, que dessa vez ficou de fora das partidas devido a uma contusão no joelho e do também meio-campista Lucas Lima, do Santos. Outro jogador que vem brilhando no campeonato brasileiro e também pede passagem é o atacante Luan, do Grêmio.
O treinador vai precisar quebrar a cabeça para encontrar um lugar para tantos bons jogadores com potencial para buscar o hepta na Rússia, mas nessa tarefa Tite já se mostrou extremamente eficiente, tratado por praticamente todos os jogadores com os quais já trabalhou como um treinador extremamente justo, ele certamente fez as observações que julgava serem necessárias para começar a elaborar sua lista final para o mundial.
Entretanto, essa lista ainda não está fechada e algumas peças podem entrar ou sair dela, como o próprio treinador já deixou claro inúmeras vezes, ninguém tem cadeira cativa na seleção, e é ótimo que assim seja, essa competição entre os jogadores tende a aumentar o nível da equipe e como consequência um time forte para a disputa da Copa do Mundo, torneio que a seleção volta a ser favorita, nas mãos de Tite, podemos novamente ter essa sensação.