De acordo com site meupatrocinio.com, que conta com usuários de classe média, mulheres recebem cerca de 30% a menos que homens, porém ainda assim gastam quatro vezes mais com beleza e produtos estéticos.
Nos últimos anos temos notado que a preocupação com a aparência e cuidados maiores com estética tem aumentado entre o público masculino. É inegável que os homens estão muito mais vaidosos do que eram antigamente.
Porém, todo esse cuidado ainda passa muito longe ao público feminino. Ao menos é isso o que mostra uma pesquisa feita pelo site de relacionamentos MeuPatrocinio.com.
Foram ouvidas 2.591 mil usuários (dentre suas 28 mil mulheres e 8 mil homens cadastrados no serviço) para descobrir quanto elas gastam com beleza e cuidados com o corpo todo mês. O resultado foi que enquanto os homens gastam cerca R$ 350,00 mensais, o que equivale a 0,7% da média de renda dos entrevistados, a maioria das mulheres desembolsa, em media, R$ 1480, equivalente a 54% dos salários.
E essa discrepância não é apenas no Brasil, no início deste ano o Departamento de Assuntos de Consumo dos Estados Unidos já havia feito um levantamento que aponta para essa diferença. A fórmula de pesquisa foi um pouco diferente, mas que apresentou a mesma constatação. Foi feita uma comparação de 800 produtos de igual efeito, mas com versões masculinas e femininas, os itens voltados às mulheres custam de 4% a 13% a mais.
Outro ponto que não se pode deixar de destacar é que ainda existe aquela velha diferença entre salários. Ainda que a luta seja para uma igualdade nesse sentido, a mulher ainda recebe salários menores que os homens, conforme mostra um estudo do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O resultado do estudo é assustador e aponta que a diferença chega a ser 30% a menos referente ao mesmo cargo.
Para chegar a tais resultados a pesquisa contou com 15 perguntas sobre cinco temas diferentes, incluindo situação profissional, hábitos de compra e tratamentos estéticos.
É importante salientar que o site é voltado mais para um público de classe média e pode não refletir a realidade de grande parte da população no que diz respeito a valores gastos com beleza mensalmente. Entretanto a conclusão é que enquanto recebem menos que os homens, as mulheres gastam, pelo menos, quatro vezes mais por mês.