Aprenda quais cuidados tomar com seu gatinho no inverno. De acordo com veterinária, com as baixas temperaturas são obrigados a adaptar seu organismo para vencer o frio o que requer uma atenção na alimentação.
Ao contrário do que muita gente pensa, os animais não passam totalmente ilesos com o inverno. Se nós, seres humanos, nos adaptamos e mudamos nossos hábitos conforme a estação do ano, nossos animais de estimação também efetuam o mesmo processo, sobretudo os gatos.
Quem tem gato já conhece muito bem as características deles e acabam entendendo a mudança a que eles se submetem com a chegada de temperaturas mais baixas, mas, tem muita gente que acaba estranhando algum comportamento dos felinos quando o frio se instala.
Essa mudança é completamente normal, é bom que se diga, antes de qualquer coisa. “Eles ficam mais preguiçosos e sedentários, passando a dormir mais horas por dia”, afirma a médica veterinária Sandra Nogueira, da Hill’s Pet Nutrition.
Ainda de acordo com a veterinária isso ocorre, pois os gatos são obrigados a recorrer as suas reservas de calorias para conseguirem manter o corpo aquecido. Como consequência disso eles acabam por comer mais e a beber menos quantidade de água.
Uma forma explicada pela veterinária são os alimentos úmidos, que podem oferecer uma quantidade extra de água ao animal, isso ajuda a diminuir as chances de doenças decorrentes da baixa ingestão de água. “Alguns alimentos úmidos são completos e balanceados podendo ser oferecidos como única refeição ou como agrado, na qual o alimento seco é à base da alimentação e o alimento úmido é oferecido regularmente”, completa Sandra.
Mas para que não fique nenhum tipo de preocupação com a situação de seu gato no frio, a veterinária ensina seis importantes iniciativas a serem tomadas no inverno.
- Providencie um local isolado e quente para o gato dormir, evitando cômodos muito gelados;
- Invista em uma caminha própria para gatos, com tamanho adequado ao porte do animal;
- Ofereça alimentos úmidos, pois são excelentes para manter a alimentação balanceada e garantir uma ingestão de água adequada durante o inverno.
- Manter a vacinação em dia também protege seu gatinho de diversas doenças, independentemente do período do ano.
- Caso seu gatinho tenha costume de passear na rua e fique sujeito ao sereno, seque sua pelagem para mantê-lo aquecido dentro de casa;
- Ao higienizar a casa é importante que o ambiente esteja limpo e seco, que os produtos utilizados não possuam cheiro forte, pois no inverno costumamos deixar os ambientes mais fechados.
Gostou do conteúdo? Então comente, compartilhe e siga acompanhando nossas matérias! ; )