Saudáveis ou tóxicas?
Sempre que eu faço essa pergunta às pessoas, elas têm dificuldades na resposta. Primeiro porque, a maioria, só consegue dizer o que não quer e, principalmente, porque não tem clareza sobre essa diferença.
Quando eu falo de relações, estou me referindo a todas as formas de relacionamentos, porque nós assumimos vários papeis em nossa vida. E é grande o número de pessoas que vive o mesmo padrão nesses vários papeis:
- Pessoais
- Profissionais
- Familiares
- Amorosos
- Sexuais
- Parentais
- Fraternais
- Amigáveis
Comumente quem vive uma relação tóxica no trabalho, por exemplo, repete esse padrão em um ou mais papeis na vida. E quem já viveu uma relação amorosa abusiva, também repete esse padrão quando muda de parceiro ou parceira.
Essa repetição de padrão traz a sensação que isso é normal e que viver dessa maneira é a única possível. Por isso a maioria das pessoas que eu atendo, não percebe a diferença entre uma relação saudável e tóxica. E quando percebe, tem dificuldade de mudar esse padrão.
E por que isso acontece?
Existe um conjunto de fatores e muitas teorias a respeito desse fato. E eu particularmente, gosto da teoria do olhar familiar sistêmico e dos fatores culturais. Ou seja, repetimos padrões porque estamos conectados a todas as pessoas do nosso sistema familiar e por amor, culpa, medo, raiva, alegria, dor e outras emoções e crenças, vamos reproduzindo (de forma inconsciente) algumas atitudes e maneiras de viver nossas relações.
É claro que essa explicação é bem simplista e resumida, somente para não me alongar demais. Porque o que eu quero trazer aqui é o que eu entendo por relações saudáveis e te ajudar a perceber a diferença entre relação tóxica e saudável para que você possa escolher qual delas quer viver.
Eu entendo como relação saudável, uma relação colaborativa e respeitosa, na qual as pessoas (juntas) estão focadas na solução dos conflitos.
Sim! Todas as relações têm conflitos e eles são importantes para nosso crescimento. O segredo está exatamente na forma como lidamos com eles.
Já uma relação tóxica é aquela que as pessoas buscam culpados, se julgam, se condenam, se agridem emocionalmente e até fisicamente.
Agora que você já entendeu a diferença, qual delas quer viver daqui em diante?