Um pouco do que é o Terceiro Setor e o que move as ONGs
O 2020, ano em que o mundo mudou, provou que não fazemos nada sozinhos e que precisamos dar as mãos – ou os cotovelos – para que a vida continue existindo.
Assim como os profissionais da saúde foram incríveis em toda a atuação na linha de frente desde o dia zero da pandemia, as organizações sociais (mais conhecidas como ONGs) não temeram à luta e agiram como verdadeiros soldados em um guerra contra o vírus da miséria social, salvando centenas milhares de pessoas ao redor do planeta, não somente com doações, mas com MUITO amor.
Mas na real, você sabe mesmo o que é e porque existem as ONGs?
De forma prática, as ONGs são organizações sociais da sociedade civil que atuam na defesa de uma causa para construir um mundo melhor. Importante lembrar que as ONGs fazem parte do Terceiro Setor e tem um papel estratégico como parceiras do setor público (primeiro setor) e privado (segundo setor) por sua grande capilaridade e alcance para chegar com ajuda e transformação para quem realmente precisa. Existe tanta gente boa no mundo, que também existem ONGs representando diversas causas: Educação, Saúde, Esporte, Meio-Ambiente, Animal, e por aí vai…
“Ah, Bia! Mas como eu vou achar uma ONG bacana e que esteja ligada ao meu propósito? Deve ser muito difícil”. Pois olha, eu trago excelentes notícias: Na nossa grande Guarulhos – cidade que amo por natureza – existem centenas de ONGs que realizam ações fantásticas e precisam de gente do bem (como você) que saibam da importância do trabalho social e arregacem as mangas para ajudar. Uma boa forma de encontrá-las, é através do grupo Conectados do Terceiro Setor*, o qual fazem parte mais de 50 organizações de Guarulhos e Grande São Paulo que são movidas para transformar realidades.
O mais legal de tudo, é que você pode fazer a diferença junto a uma ONG de diferentes formas. Você pode doar recursos financeiros (porque para manter a operação, colaboradores, estrutura física e conseguir impactar mais a sociedade, as organizações precisam de investimento), doar itens (alimentos, livros, roupas, móveis… Tudo em excelente estado!) e doar seu tempo (nós sabemos o quanto ele é precioso. Doar mão de obra e/ou conhecimento é doar paixão!).
Sempre digo que mudar o mundo pode parecer muita coisa… Mas mudar o mundo de uma pessoa, a gente consegue. Vamos juntos iniciar o ano de forma extraordinária e ser a diferença na vida de alguém? Bora!
*O Conectados do Terceiro Setor é um grupo totalmente laico (sem nenhuma ligação religiosa) e apartidário (sem nenhuma ligação política)