3.9 C
Nova Iorque
sexta-feira, novembro 22, 2024

Ministério da Saúde inicia vacinação contra o sarampo em todo o País

A circulação do vírus do sarampo permanece ativa no País. Por isso, a partir da próxima segunda-feira (10), o Ministério da Saúde dará início à primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a doença de 2020. Nesta primeira fase, que se estenderá até 13 de março, serão imunizadas as pessoas na faixa etária de cinco a 19 anos, com o Dia D de mobilização nacional no sábado, 15 de fevereiro.

Ministério da Saúde inicia vacinação contra o sarampo em todo o País

O objetivo da campanha é resgatar pessoas não vacinadas nessa faixa etária ou com esquema de vacinação incompleto para o sarampo. Por isso, a imunização será realizada de forma seletiva, de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, a partir da avaliação do cartão ou caderneta de vacinação deste público.

Da mesma forma, a segunda etapa da campanha, que tem como público-alvo as pessoas de 30 a 59 anos de idade, será realizada entre os dias 3 e 31 de agosto, com o Dia D de mobilização nacional em 22/08/2020. De acordo com o Ministério da Saúde a vacinação em âmbito nacional e a adesão do público-alvo são imprescindíveis para garantir a devida proteção da população contra o sarampo e possibilitar a interrupção da circulação do vírus no País.

 A nota diz ainda que este é um passo importante para a recertificação da eliminação da doença do Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), diferentes países em todas as regiões do mundo reportaram surtos de sarampo em 2019, com mais de 400 mil casos até 5 de novembro. Nas Américas, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, foram registrados 15.802 casos e 18 óbitos em 14 países até dezembro de 2019.

No Brasil foram mais de 16 mil casos e 15 óbitos até dezembro do ano passado, de acordo com o Boletim Epidemiológico nº 39 do Ministério da Saúde. Depois de duas décadas sem circulação endêmica do vírus do sarampo, em 2019 a doença foi reintroduzida no Estado de São Paulo. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, desde o início de 2019 até 14 de janeiro deste ano foram 16.676 casos confirmados no Estado, com 30.648 casos descartados e 6.392 ainda em investigação.

Foto: Fábio Nunes Teixeira / PMG

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Olá eu sou a Tatiane Bertolino Especialista em Comunicação Empresarial e Network Graduada em Comunicação Social –Jornalismo pela (UNG) Pós Graduada em Comunicação e Marketing pela FMU Especialista em Linkedin Embaixadora da Rede Mulher Empreendedora(RME) em Guarulhos Ceo do Grupo Tempos Modernos desde 2014 Sócia da aceleradora Metodo3ps Fundadora juntamente com o Luiz Empreendedor do evento Maratona de Negócios das Mulheres Empreendedoras Apresentadora do Programa Empreendendo Online pela Tv Folha Metropolitana Membro BNI Endeavor (Business Networking International).

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Stay Connected

22,020FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Latest Articles