Decoração em rosa bebê, 15 casais de amigos a postos para formar o bolo-vivo, ritual de entrega da boneca, troca da sapatilha baixa pelo salto, cerimonial longo para satisfazer toda a família. Pensou em festa de debutante? Correto.

FESTA DE 15 ANOS, um momento marcante

Ter uma festa de 15 anos ainda é um sonho para a maioria das meninas. Mas o estilo mudou, e de celebrações tradicionais se transformaram em verdadeiras baladas. É a partir dos 13 ou 14 anos que se começa a planejar a festa dos 15. A antecedência é, principalmente para agendar data com a casa de festas escolhida pela menina.

E acredite, toda a preocupação tanto tempo antes é completamente compreensível. Uma festa de debutante é um tipo de festa que, se feita com todo o capricho e opções, requer muito cuidado, uma preocupação constante, afinal estamos falando de um evento que será lembrado por muito tempo na vida da jovem. Para sair tudo de forma perfeita o ideal é mesmo que separe um bom tempo antes para se preocupar com tudo o que for necessário.

É preciso marcar foto, filmagem e cerimonialista, pelo menos, um ano e meio antes. O motivo é simples: todo mundo quer fazer sua festa num fim de semana e, se não se programar, acaba perdendo a data. Se for contratar DJ, MC ou algum artista para a valsa ou show musical, o faça com oito meses de folga.

Convites são importantes, dez meses antes é o prazo ideal para confeccioná-los e, um mês antes, o tempo para entregar. Se for enviá-los pelos Correios, dois meses são necessários para a postagem. Seis meses antes da festa, é hora de começar a prova dos bufês, bolos e doces. A roupa também respeita esse prazo. Se for alugar os vestidos, procure as lojas ainda antes (os preços giram em torno dos R$ 2 mil, como os de noiva).

Festas de 15 anos estão com tudo! Se antes as meninas ficavam em dúvida entre escolher comemorar com os amigos ou viajar para o exterior, hoje em dia a escolha é certa. Viajar é possível em qualquer época do ano, até porque custa bem menos que dar um festão para a família e os amigos. Os pais não costumam fazer loucuras, como vender carros, apartamentos ou outros bens em prol do sonho da filha, mas já estão conscientes de que não vão gastar pouco.

Por isso, quem não tem o dinheiro para pagar no ato, aconselho a já ir poupando com bastante antecedência. Até porque, um ano e meio antes do grande dia, a aniversariante já tem que começar a procurar o local para realizar a festa. Mas esses altos valores são relativos a festas temáticas exclusivas, com direito a tudo o que há de melhor e mais moderno nesse universo. Se a família não tem mesmo condições de bancar, pode procurar um salão, uma casa de festas mais tradicional.
Mas o que realmente importa é que a grande homenageada se sinta feliz.

Como já foi pos15 anos 1sível notar, a tarefa de preparar uma festa de 15 anos é extremamente delicada. Por que ao contrário de outros aniversários, a data carrega consigo um enorme simbolismo. Ao completar seus 15 anos a jovem, ao que sugere a tradição, passa por uma transição. E isso pode ser algo complicado, afinal estamos lidando com adolescentes, e não é nem necessário comentar a quantidade de conflitos que essa fase apresenta.
Mas no quesito de organizar a festa, todos os pais têm muito com o que se preocupar.
Agora se você for daquelas pessoas que evitam ao máximo colocar a mão na massa, e procuram delegar essas funções a empresas especializadas, ainda assim é preciso uma grande dose de precaução.
Para contratar serviços de uma empresa especializada é preciso uma boa consulta, buscar referências, pesquisar preços e utilizar a internet de forma a conhecer a empresa. É interessante procurar saber se a empresa tem um escritório físico, um CNPJ, tente encontrar pessoas que utilizaram os serviços daquela empresa e saber dela como foi o atendimento, se foi satisfatório.

15 anos 2

Um momento que gera enorme dúvida é em relação ao vestido. Se para uma noiva encontrar um vestido perfeito é praticamente uma das tarefas mais complicadas, para uma festa de debutante também acontece toda essa dúvida. Muita gente, até mesmo pela praticidade, prefere alugar ao invés de compra-lo.Um momento que gera enorme dúvida é em relação ao vestido. Se para uma noiva encontrar um vestido perfeito é praticamente uma das tarefas mais complicadas, para uma festa de debutante também acontece toda essa dúvida. Muita gente, até mesmo pela praticidade, prefere alugar ao invés de compra-lo.Mas em qual situação cada uma dessas escolhas é mais adequada? Algumas meninas juntamente com os pais, preferem ter uma lembrança pra vida toda daquele momento tão importante, algo além das fotos e vídeos. E então escolhem comprar o vestido, algo exclusivo da festa, da forma que a aniversariante quer. Entretanto ter essa recordação acaba tendo seu preço, uma vez que a compra de um vestido de 15 anos costuma ser um pouco cara. Chegou a hora de quebrar o porquinho e usar as economias.Mas se a ideia é não usar mais o vestido, não ser tão apegado a esse valor sentimental na peça de roupa, não dispõe de algum dinheiro ou simplesmente não tem onde guardar. Aí é aconselhável mesmo a locação do vestido.Agora notem, falamos apenas de algumas coisas relacionadas as festas, ainda restam os convites, salão, convidados, comida…e por aí vai. Mas mesmo com todas as dificuldades, pergunte a qualquer pai se existe algum arrependimento. Certamente ele dirá com um sorriso no rosto que faria tudo de novo.

O Orgulho dos pais

Conversamos com a Adri15 anos 3ana e o Paulo que acabaram de dar uma festa linda para sua filha Nicole. ‘‘Os preparativos pra festa foram bem trabalhosos mas muito divertidos. Ficamos muito realizados, e uma sensação de missão cumprida. Afinal são 15 anos da nossa florzinha. Ficamos um pouco preocupados para que tudo saísse conforme planejamos. E ficou tudo lindo!!! Recebemos vários elogios dos convidados. E o melhor da festa foi a carinha da Nick quando seu sonho foi realizado. Foi maravilhoso. Somos muito realizados como pai e mãe e temos a filha mais linda deste mundo!’’ dizem os orgulhosos pais da jovem

Falamos também com a Nicole, a aniversariante, que conta em que momento ficou convicta de que queria ter uma festa de 15 anos. Para ela a decisão veio de uma forma um pouco inusitada.

15 anos 4“Não queria fazer festa de 15 anos, mas minha amiga me chamou para ser umas das quinze na festa dela e foi aí que eu decidi fazer a minha.’’ diz Nicole. Como podemos imaginar em uma festa de 15 anos todas as atenções são voltadas para a homenageada. Todas as atenções são e devem mesmo estar ligadas nela. E foi exatamente isso que a impressionou. ‘‘No começo ainda não tinha caído a ficha que aquela preparação toda era pra mim, e todos com toda a ajuda para conseguir proporcionar aquele dia tão importante para mim’‘. completa A alegria se soma a satisfação e agradecimento por todas as pessoas que estão ali prestigiando. ‘‘Foi uma sensação ótima, com todas aquelas pessoas para me parabenizar, para me ver até onde eu consegui chegar, com todo aquele carinho pra mim foi maravilhoso. Só tenho a agradecer a todos que me incentivaram para fazer a festa de 15, porque é uma data muito especial e na festa me senti como uma princesa’’ exclama a jovem. Na hora de apontar o que foi de mais positivo na festa, Nicole não tem dúvidas. ‘‘A melhor parte da festa foi que 15 meninas e 16 meninos quiseram participar desta data tão importante. Ganhei vários presentes, mas em especial ganhei dos meus pais que me deram um colar de 15 anos, além de todo apoio para a montagem da minha festa, que no caso só tenho a agradecer.’’ finaliza a aniversariante. Que fica agora com a certeza que jamais esquecerá o dia de sua festa.

Artigo anteriorProblemas em caixa eletrônico são cada vez mais frequentes
Próximo artigoA arte da dobradura como profissão
Tatiane Bertolino
Olá eu sou a Tatiane Bertolino Especialista em Comunicação Empresarial e Network Graduada em Comunicação Social –Jornalismo pela (UNG) Pós Graduada em Comunicação e Marketing pela FMU Especialista em Linkedin Embaixadora da Rede Mulher Empreendedora(RME) em Guarulhos Ceo do Grupo Tempos Modernos desde 2014 Sócia da aceleradora Metodo3ps Fundadora juntamente com o Luiz Empreendedor do evento Maratona de Negócios das Mulheres Empreendedoras Apresentadora do Programa Empreendendo Online pela Tv Folha Metropolitana Membro BNI Endeavor (Business Networking International).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui