Dia dos Namorados para os solteiros pode ser um dia triste, mas, não se preocupe, se você tem esse sentimento saiba que não é o único e ele não pode te afetar, você precisa ser feliz.
Já é algo tão comum quanto o nascer e o pôr do sol, todo ano o mês de Junho chega com aquela expectativa acerca do Dia dos Namorados. Talvez, a data seja entre as inúmeras comemorativas que fazem a festa do comércio, uma das mais tradicionais.
É aquele dia onde os casais transbordam felicidade, as lojas de presentes faturam bem, os restaurantes com mesas preenchidas com casais apaixonados, além de outras opções que casais geralmente fazem, se é que você me entende.
Mas acontece que relacionamento não é nem de perto uma simples equação que funciona tão bem que nem precisamos estudar e decorar suas variantes, pelo contrário, eles são complicados, muito complicados. E isso sem falar das (muitas) pessoas que não tem namorado(a) para presentear e passar junto nesse dia, os solteiros no Dia dos Namorados.
Pronto, basta falar essa simples palavra, “solteiro”, no dia 12 de Junho e ao longo do mês que parece que um enorme piano cai em nossa cabeça, como se naquele exato momento uma passagem para o inferno estivesse sendo carimbada pelo próprio satã e a sala de embarque lotada de pessoas que se acotovelam por um lugar para sentar.
Evidentemente que não é dessa forma, não pode ser! Estar solteiro no dia dos namorados é algo perfeitamente normal e é exatamente assim que deve ser encarado, sem maiores transtornos. Se existe uma coisa que desde criança eu aprendi e sigo a risca até hoje é nunca dar uma importância maior a algo do que ela de fato tem.
Como conhecimento que esta parado é perdido, vou passá-lo adiante, quem sabe não ajude a vocês o tanto que têm me ajudado. É bem simples, funciona da seguinte forma: Eu penso na situação que está me afetando, depois me questiono se ela é relevante, após isso faço uma escala de 1 a 10 de coisas que de fato considero importantes e as classifico ali, por exemplo: Estar desempregado é nível 10, algum ente querido doente é nível 10, o aluguel vencendo é nível 8, estar solteiro é nível 2. E pronto, tenho a minha resposta e partir dela tento mudar aquilo que me incomoda, coisas que estão do nível 3 para baixo eu deixo por último e segue o jogo.
Vocês puderam ver que estar solteiro no dia dos namorados é algo que não está sequer no top 5 de coisas que classifico como importantes. E acredito que é dessa forma que você, caso esteja solteiro, deve encarar. Não me entendam mal, não estou aqui dizendo que namorar é uma desgraça e você deve evitar esse terrível destino ou que isso não tem a menor importância, claro que não! Não vou mentir pra você, ter alguém para dividir as alegrias e tristezas, para trocar carinhos, sair para jantar ou assistir juntinhos um bom filme no Netflix é maravilhoso, acontece que para chegar a esse nível não é fácil e ainda não ter chegado não é o fim do mundo.
A busca é complicada, o caminho é longo, escuro, cheio de farpas e pedras pontiagudas, e você o faz descalço. Por isso ele deve ser feito com todo cuidado para não se machucar, para não se abrigar em qualquer abrigo que irá desmoronar em sua cabeça a qualquer sinal de vento. Muitas vezes, (na maioria delas, na verdade) estar sozinho é muito melhor do que se contentar com qualquer coisa, você merece o melhor, merece ser feliz e não aceitar migalhas, alguém que pareça estar te fazendo um enorme favor ao estar com você apenas para não passar o dia dos namorados ou qualquer outra data sozinho, não vale a pena!
Mas assim como fazer esse complicado caminho pode te machucar, ele também irá te deixar tão forte, tão cascudo, tão preparado que você nem vai acreditar em como era quando iniciou o percurso. E é essa a verdadeira graça da busca pelo amor, ela não é simples. Esqueça tudo aquilo que viu nos filmes sobre achar o parceiro ideal, você não irá encontra-lo enquanto toma um cappuccino na cafeteria da esquina, muito menos quando entrar naquele metrô lotado, na biblioteca quando ele pegar os seus livros que você derrubou ao tropeçar, na-não, esqueça!
Evidente que existem situações onde o amor aparece da forma mais inesperada possível, mas elas são apenas as exceções que confirmam a regra. Temos que admitir, os filmes românticos que todos nós crescemos assistindo nos enganaram, e o fizeram da maneira mais cruel possível, por que foi provavelmente graças a eles (e muitos outros fatores, claro) que esse artigo esteja sendo lido e fazendo algum sentido nesse exato momento.
Estar solteiro no dia dos namorados ou em qualquer outro dos 364 dias do ano, não é motivo nenhum para tristeza, abatimento, sofrimento nem nenhum outro sentimento que te coloque para baixo, porque por mais clichê que isso seja é a mais pura verdade, antes só do que mal acompanhado.
Estar solteiro é se conhecer, é aprender que sua felicidade não está e não pode ser condicionada a outra pessoa, ela pode te ajudar, com certeza, mas a felicidade é sua e você não precisa de ninguém para que usufrua dela. Quanto antes isso ficar claro, mais cedo você chegará ao ápice de seu autoconhecimento, e aí seu parceiro irá agregar ao que você já conquistou e não mais ser o único responsável.
Ah já ia esquecendo, sabe aquele caminho perigoso na busca pelo amor verdadeiro, terminá-lo é extremamente gratificante e você que ainda está nele, fique tranquilo, cedo ou tarde você chegará ao fim, e lá estará à famosa “luz no fim do túnel”.
Agora dizer o que essa luz é, isso eu não posso, pois ela é diferente para cada um, você irá descobrir por si só a sua, e seja ela como for, irá te trazer paz e felicidade, afinal no fim das contas é isso que importa, SER FELIZ, da maneira que for.
FELIZ DIA DOS NAMORADOS PARA OS SOLTEIROS!
Gostou do conteúdo? Então comente, compartilhe e siga acompanhando nossas matérias! ; )