Há quase uma década educador incentiva alunos de comunidades carentes a pensar e ver a arte utilizando materiais que a maioria das pessoas jogaria do lixo.
Ainda hoje são passados de geração em geração costumes, tradições, crenças, superstições e lendas, além de contos, canções, brincadeiras e jogos, cada qual carregado de uma cultura popular diferente, formando assim a identidade popular do Brasil. Foi pensando nisso que o artista plástico e professor Marcelo Guimarães, da Escola Carlos Giulietto, localizada no Bairro Jardim Flor da Montanha em Guarulhos, resolveu apresentar o folclore em forma de arte a seus alunos, instigando-os a conhecer novas formas e expressões de arte – tudo isso usando materiais recicláveis.
No ano de 2006 Marcelo se preparava para mais um “Projeto Folclore”, um evento que ocorria todo ano na escola Carlos Giulietto, quando resolveu incentivar a produção artística de seus alunos. “Minha vontade era mostrar aos meus alunos como trabalhar com uma variedade de matérias para fazer arte e vi a oportunidade com os recicláveis”, diz o educador. Além disso, Marcelo luta para que o folclore não caia no esquecimento, trazendo à tona personagens diversificados como: a Pisadeira, papa Figo e até lendas urbanas como o Et de varginha e a loira do banheiro. “Defendo a todo custo o folclore, uma causa que está abandonada. E tento mostrar que o folclore não vive só de saci, existem muitas outras lendas” afirma o artista.
A princípio, o trabalho começou com apenas seis personagens: o Boitatá, a Cuca, o Curupira, a Iara,o Lobisomem e o Saci e foi a partir daí que o projeto “Folclore de Jornal” nasceu e há nove anos incentiva seus alunos a pensar e ver a arte em todo tipo de materiais que a maioria das pessoas jogaria no lixo.
A Mostra de Artes “Folclore de Jornal MMXV” estará aberto ao público nessa semana, quando as obras, com destaque para as esculturas de jornal, estarão expostas na Escola Carlos Giulietto.
Sobre o Artista
Paulistano de nascença, mas guarulhense de coração, Marcelo Guimarães formou-se em 2003 pela Faculdade Paulista de Artes. Tem como inspiração Pablo Ruiz Picasso, e também é amante da arte renascentista, cubista e contemporânea. Desde criança já sabia que queria mostrar a sua arte para todos. Hoje trabalha como professor estadual incentivando crianças a conhecerem o universo da arte e também dando aulas particulares no centro Amarte Espaço Cultural.
Sobre a exposição:
Aberta de 05 à 09 de outubro / Das 09h00 ás 17h30
Localização: Escola Carlos Giulietto, Rua: Dona Tecla, 286, bairro Jardim Flor da montanha – Guarulhos
Por Vanessa Faria
Eu concordo plenamente com o professor Marcelo,devemos sempre mostrar como utilizar novos conceitos de arte e cultura para as pessoas.!!
muito legal