4.4 C
Nova Iorque
sexta-feira, novembro 22, 2024
No menu items!
No menu items!

Exposição sobre a importância do folclore através da reciclagem em escola pública de Guarulhos

Há quase uma década educador incentiva alunos de comunidades carentes a pensar e ver a arte utilizando materiais que a maioria das pessoas jogaria do lixo.

Exposição sobre a importância do folclore através da reciclagem em escola pública de Guarulhos

Ainda hoje são passados de geração em geração costumes, tradições, crenças, superstições e lendas, além de contos, canções, brincadeiras e jogos, cada qual carregado de uma cultura popular diferente, formando assim a identidade popular do Brasil. Foi pensando nisso que o artista plástico e professor Marcelo Guimarães, da Escola Carlos Giulietto, localizada no Bairro Jardim Flor da Montanha em Guarulhos, resolveu apresentar o folclore em forma de arte a seus alunos, instigando-os a conhecer novas formas e expressões de arte – tudo isso usando materiais recicláveis.

marcelo
artista plástico e professor Marcelo Guimarães, da Escola Carlos Giulietto

No ano de 2006 Marcelo se preparava para mais um “Projeto Folclore”, um evento que ocorria todo ano na escola Carlos Giulietto, quando resolveu incentivar a produção artística de seus alunos. “Minha vontade era mostrar aos meus alunos como trabalhar com uma variedade de matérias para fazer arte e vi a oportunidade com os recicláveis”, diz o educador. Além disso, Marcelo luta para que o folclore não caia no esquecimento, trazendo à tona personagens diversificados como: a Pisadeira, papa Figo e até lendas urbanas como o Et de varginha e a loira do banheiro. “Defendo a todo custo o folclore, uma causa que está abandonada. E tento mostrar que o folclore não vive só de saci, existem muitas outras lendas” afirma o artista.

A princípio, o trabalho começou com apenas seis personagens: o Boitatá, a Cuca, o Curupira, a Iara,o Lobisomem e o Saci e foi a partir daí que o projeto “Folclore de Jornal” nasceu e há nove anos incentiva seus alunos a pensar e ver a arte em todo tipo de materiais que a maioria das pessoas jogaria no lixo.
A Mostra de Artes “Folclore de Jornal MMXV” estará aberto ao público nessa semana, quando as obras, com destaque para as esculturas de jornal, estarão expostas na Escola Carlos Giulietto.

Sem título-3

 

Sobre o Artista

Paulistano de nascença, mas guarulhense de coração, Marcelo Guimarães formou-se em 2003 pela Faculdade Paulista de Artes. Tem como inspiração Pablo Ruiz Picasso, e também é amante da arte renascentista, cubista e contemporânea. Desde criança já sabia que queria mostrar a sua arte para todos. Hoje trabalha como professor estadual incentivando crianças a conhecerem o universo da arte e também dando aulas particulares no centro Amarte Espaço Cultural.

Sobre a exposição:

Aberta de 05 à 09 de outubro / Das 09h00 ás 17h30
Localização: Escola Carlos Giulietto, Rua: Dona Tecla, 286, bairro Jardim Flor da montanha – Guarulhos

Por Vanessa Faria 

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Olá eu sou a Tatiane Bertolino Especialista em Comunicação Empresarial e Network Graduada em Comunicação Social –Jornalismo pela (UNG) Pós Graduada em Comunicação e Marketing pela FMU Especialista em Linkedin Embaixadora da Rede Mulher Empreendedora(RME) em Guarulhos Ceo do Grupo Tempos Modernos desde 2014 Sócia da aceleradora Metodo3ps Fundadora juntamente com o Luiz Empreendedor do evento Maratona de Negócios das Mulheres Empreendedoras Apresentadora do Programa Empreendendo Online pela Tv Folha Metropolitana Membro BNI Endeavor (Business Networking International).

Related Articles

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu concordo plenamente com o professor Marcelo,devemos sempre mostrar como utilizar novos conceitos de arte e cultura para as pessoas.!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Stay Connected

22,020FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Latest Articles