3.9 C
Nova Iorque
sexta-feira, novembro 22, 2024

Evite dívidas, educação financeira é a base

Começo de ano representa preocupação com as finanças para muita gente. Para evitar que as dívidas não parem de aumentar uma boa educação financeira é essencial, preparamos uma série de dicas para você seguir esse caminho.

Evite dívidas, educação financeira é a base

Para muita gente o primeiro trimestre do ano representa cabelos em pé e preocupação constantes com as contas de começo do ano. E elas realmente não são poucas, material escolar, matrícula escolar dos filhos, IPVA entre outras. Soma-se a isso o resquício das contas de fim de ano no cartão de crédito.

E normal chegar o mês de Abril e algumas pessoas estarem ou sem dinheiro ou então endividadas.
Por isso é essencial que as pessoas saibam se programar, administrar seu dinheiro e saber negociar suas dívidas, ainda existe uma grande parcela da população que simplesmente não se atentam que os juros, sobretudo do cartão de crédito, sugam de forma implacável seu dinheiro e a dívida não termina.

E o primeiro passo, por mais óbvio que pareça, segue sendo o princípio básico do “não gastar mais do que se ganha”, é preciso segurar as tentações de comprar aquilo que se deseja e saber até onde o braço alcança, se o bem que tanto deseja está acima de suas capacidades financeiras, não compre, não caia na armadilha da prestação, pois cedo ou tarde a conta irá chegar.

Isso não quer dizer que você precise abrir mão de pequenos ou grandes prazeres materiais por medo de não ter como pagar, basta apenas saber controlar seus ganhos e esperar o melhor momento para gastar seu suado dinheiro.

FUJA DAS ARMADILHAS

armadilhaPor mais óbvio que pareça, algumas pessoas simplesmente não tem conhecimento que estão caindo em verdadeiras armadilhas ao notarem que estão endividadas. Isso é até certo ponto justificável pelo desespero que elas sentem ao ter a marcação implacável das cobranças e para se livrar desse mal acabam agindo sem planejamento. E não tem jeito, os maiores vilões dos endividados são os empréstimos e o cartão de crédito.

Essas duas modalidades em um primeiro momento podem representar o sonhado respiro financeiro, mas a médio prazo, caso não seja tomada a atitude correta, elas passaram a ser verdadeiras bolas de neve que irão varrer todos os ganhos, principalmente pelos elevadíssimos juros.

O cartão de crédito, por exemplo, tem que ser usado como uma forma de auxiliar na hora das compras e não o único método. “O cartão de crédito é apenas uma ferramenta, um meio de pagamento. Para quem sabe como usar, pode ser um grande aliado, o grande perigo é que se a dívida não for paga em dia, ela pode dobrar em seis meses” explica Oswaldo Sena, planejador financeiro certificado pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF).

DICAS PARA UMA BOA EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Mas se você está em uma situação complicada financeiramente ou apenas quer aprender a melhorar suas finanças, não se desespere atingir esse objetivo é completamente possível, para isso conversamos com especialistas financeiros e separamos as melhores dicas para que você fuja das dívidas e permita que seu salário possa render da melhor forma possível.

  • GASTE MENOS DO QUE GANHA

Esse é o princípio básico. Nunca gaste mais ou tudo aquilo que ganha. Saiba que o que recebe não representa o que tem disponível, lembre-se que tem as contas, descontos, taxas. O ideal é investir de 10 a 30% do valor líquido do seu salário.

  • SAIBA AS CAUSAS DA DÍVIDA

Tão importante quanto pagá-las é saber por que elas existem. Identifique por quais motivos vocês esta se endividando e tente eliminar ou ao menos reduzi-los para evitar que elas voltem.

  • SAIBA NEGOCIAR

Se tem uma dívida e não conseguir pagar a vista, tente renegociá-las com condições melhores. Assim como você quer pagar lembre-se que o credor quer receber, então, tente chegar a um meio termo.

  • PLANEJAMENTO SEMPRE

Sempre tente se planejar! Anote tudo aquilo que precisa pagar, as contas que você pode eliminar, as mais importantes e a partir daí destine para qual fim vai o seu salário. O que sobrar não gaste, tenha em mente que imprevistos acontecem e você pode precisar de uma reserva.

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Olá eu sou a Tatiane Bertolino Especialista em Comunicação Empresarial e Network Graduada em Comunicação Social –Jornalismo pela (UNG) Pós Graduada em Comunicação e Marketing pela FMU Especialista em Linkedin Embaixadora da Rede Mulher Empreendedora(RME) em Guarulhos Ceo do Grupo Tempos Modernos desde 2014 Sócia da aceleradora Metodo3ps Fundadora juntamente com o Luiz Empreendedor do evento Maratona de Negócios das Mulheres Empreendedoras Apresentadora do Programa Empreendendo Online pela Tv Folha Metropolitana Membro BNI Endeavor (Business Networking International).

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Stay Connected

22,020FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Latest Articles