No ultimo sábado, 17 de dezembro, ocorreu em diversas cidades brasileiras o Hackaton beneficente “HackaNoel”, um evento sem fins lucrativos, horizontal e aberto a todos, onde são apresentado projetos de brinquedos com licença aberta, que podem ser reproduzidos por crianças de comunidades de baixa renda.
Voluntários em São Paulo, Rio de Janeiro, Guarulhos, Campinas e Uberlândia estão co-organizando o encontro, que busca contribuir com o desenvolvimento de estudantes de todo o país e estimular a cultura maker em escolas e ONGs que desenvolveram trabalhos com crianças e adolescentes.
No “HackaNoel”, Hackers, Makers e Empreendedores trocaram ideias e desenvolveram projetos que depois poderão ser acessados e desenvolvidos em escolas e instituições beneficentes, além de arrecadar alimentos para doações em cada cidade que participa da ação.
O HackaNoel é uma iniciativa de Nilton Machado, da plataforma Multi – Inteligência Coletiva, com o apoio dos parceiros DesignThinkers Group, Dumont Hacker Space (Área 21 HS, Carioca HS, Arariboia HS), Fatec Guarulhos, Fiap, Impacta, Hackathon Brasil, I9 Uberlândia, nucleoart.com, Plugue Maker, Tot Soluções e UNICAMP, além de dezenas de voluntários.
Em Guarulhos quem organizou foi o Vinicius Caldini, e o Projeto Ganhador foi Pinball Duo, um jogo de pinball para dois jogadores competirem. Este projeto tem o custo total de R$ 7,00, mas pode ser feito com material reciclável e diminuir muito seu custo a quase zero.
Os projetos dos brinquedos mais bem avaliados em cada cidade irão competir com os das demais cidades em uma competição que escolherá os três melhores, no dia 21 de dezembro, no Google campus onde serão apresentados ao público e teremos 3 vencedores finais. Também será apresentado todo o processo do HackaNoel, com depoimentos dos representantes de cada hub, participantes e crianças de diferentes cidades.
Parabéns a todos, pena não ter ficado até o final, mas estava excelente!!!
Pessoal, uma pequena correção: não haverá disputa entre as cidades. O que teremos é uma apresentação dos projetos que tiveram destaque em cada cidade e uma troca de ideias. Todos serão valorizados. ; )
O espírito do HackaNoel é mais de colaboração do que de competição.
Nilton Machado
Achei que deram pouco destaque a escola Cebrac que compareceu em peso, Com a participação do Cebrac Guarulhos ficou bonito, Parabéns a todos os parceiros.