10.6 C
Nova Iorque
segunda-feira, novembro 25, 2024

Escolas bilíngues da Prefeitura realizam ações para valorização dos surdos

Setembro não é só amarelo, campanha na área da Saúde. É também azul para a comunidade surda. Desse modo, os alunos das escolas-polo bilíngues da rede municipal estão envolvidos com o “Setembro Azul”, uma série de ações ligadas ao Mês do Surdo. Na última semana, a EPG Edson Nunes Malecka, localizada no Jardim Ponte Alta, promoveu uma integração entre os alunos surdos da unidade escolar e das EPGs Crispiniano Soares e Sophia Fantazzini Cecchinato, iniciativa que divertiu os participantes com diversas atividades.

Escolas bilíngues da Prefeitura realizam ações para valorização dos surdos

Cerca de 50 alunos das turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental participaram de um dia cheio de brincadeiras culturais, como a surpreendente oficina de cubos mágicos, na qual os alunos ouvintes foram os professores e puderam ensinar aos alunos surdos a montarem os cubos, além de oficina de teatro, ministrada pelo arte-educador Fábio Viana e contação de histórias feita pela arte-educadora Wânia Karolis, traduzida na Língua Brasileira de Sinais (Libras) pelas estagiárias da unidade escolar. O dia chegou ao fim com um delicioso piquenique, com muita interação entre as crianças.

O ciclo de atividades do Setembro Azul segue até o dia 27 e é alusivo ao Dia Nacional do Surdo, comemorado no dia 26 e, também, ao Dia Internacional do Surdo e Dia do Profissional Tradutor, celebrado no dia 30. A programação segue com apresentações culturais de teatro e dança, gincanas e brincadeiras, vivências culinárias, assistência a filmes, entre outros.

Setembro Azul

O mês de setembro reflete a história de lutas e conquistas da comunidade surda. É voltado para conscientização sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas ao longo dos anos. É um momento importante para que a sociedade brasileira reflita sobre a importância do respeito à comunidade surda, sua língua e cultura, compreendendo-os como cidadãos de direitos.

Escolas-polo

Atualmente, a Prefeitura de Guarulhos conta com o atendimento para alunos surdos oferecido em três escolas-polo da Rede Municipal, as EPGs Crispiniano Soares, no Bom Clima; Sophia Fantazzini Cecchinato, no Jardim Ângela; e Professor Edson Nunes Malecka, no Jardim Ponte Alta. Todas as salas possuem professores bilíngues especializados, além de recursos multimídia para o desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas aos alunos surdos.

Nessas turmas, os conteúdos curriculares são trabalhados de forma interdisciplinar e são abordadas por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), considerada como a primeira língua e língua de instrução. A Língua Portuguesa, na modalidade escrita, é trabalhada como segunda língua.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Olá eu sou a Tatiane Bertolino Especialista em Comunicação Empresarial e Network Graduada em Comunicação Social –Jornalismo pela (UNG) Pós Graduada em Comunicação e Marketing pela FMU Especialista em Linkedin Embaixadora da Rede Mulher Empreendedora(RME) em Guarulhos Ceo do Grupo Tempos Modernos desde 2014 Sócia da aceleradora Metodo3ps Fundadora juntamente com o Luiz Empreendedor do evento Maratona de Negócios das Mulheres Empreendedoras Apresentadora do Programa Empreendendo Online pela Tv Folha Metropolitana Membro BNI Endeavor (Business Networking International).

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Stay Connected

22,020FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Latest Articles