O cenário grandioso montado entre as colunas iluminadas que sustentam o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. É preciso somar ingredientes como o repertório formado por 22 canções escolhidas a dedo, o calor de um público de 15 mil pessoas, o frio na barriga que os irmãos tocantinenses sentiram quando as luzes acenderam para dar início ao show no dia 12 de abril de 2014.
Foram meses de dedicação ao projeto. Para garantir que o DVD “Henrique & Juliano – Ao Vivo em Brasília” o segundo da carreira tivesse identidade única, Henrique & Juliano participaram de todo o processo da produção do álbum. A começar pela decisão de não terem participações especiais. “A presença de outros artistas no álbum dá credibilidade. Mas achamos que era a hora de mostrarmos que damos conta do recado sozinhos, que temos cuidado com a qualidade musical e com o espetáculo. Quisemos mostrar quem somos de verdade”, explica Juliano.
A direção de vídeo é de Fernando Trevisan, o Catatau. “Demos liberdade para ele criar o cenário e o que mais chama atenção são as colunas do estádio cobertas por luzes de LED. Ficou incrível”, conta Henrique. Para cuidar de toda a parte musical, a dupla escolheu Eduardo Pepato, responsável pela produção de álbuns de vários artistas do gênero sertanejo. Já o processo de escolha das canções foi o mais longo. “Nos dedicamos 112% neste item. É o repertório que define qual é a nossa cara. O que foi gravado é o que gostamos de cantar e de ouvir”, conta Henrique.
Com 22 faixas no total, o DVD traz duas regravações. Natural que a abertura do espetáculo ficasse por conta de “Não Tô Valendo Nada”. Além de ser a música que deu reconhecimento nacional à dupla, foi a primeira escrita em parceria pelos irmãos. Também voltou ao repertório a romântica “Recaídas” (escrita por Nirvado Paz). As dançantes “Separa Namora” (de Márcia Araújo/ Paula Mattos/ Silmara Nogueira) e “Vai Brincando” (composta por Henrique & Juliano) estão no making of. Engana-se quem pensa que a escolha de “Até Você Voltar”, escrita por Marília Mendonça e Juliano Tchula, como a primeira música de trabalho do projeto foi fácil. “As canções são tão boas que eu queria uma romântica e o Juliano uma mais animada. Quase tiramos no par ou ímpar”, conta Henrique. Pesou na escolha a aceitação do público durante a gravação.
Na mesma linha do refrão sofrido de “Até Você Voltar” estão “Calafrio” (de Victor Hugo) e “Cuida Bem Dela” (de Marília Mendonça/Maraisa /Juliano Tchula/Daniel Rangel), que ganharam introdução no piano.
Entrevista
Revista Tempos Modernos: Como surgiu à dupla?
Henrique & Juliano: Somos irmãos, então temos muito tempo de sobra juntos e com o tempo, em casa depois de adolescentes, uma dupla de amigos nossos deu uma força pra definir o que era primeira e segunda voz, antes a gente cantava por amor mesmo. A gente fazia cover dos Mamonas assassinas ainda bem pequenos.
Revista Tempos Modernos: Há quanto tempo vocês estão na estrada?
Henrique & Juliano: Aproximadamente 07 anos.
Revista Tempos Modernos: Qual foi a situação mais difícil que tiveram que enfrentar desde o início da carreira?
Henrique & Juliano: Acho que o mais difícil é emplacar uma música de sucesso, depois disso tudo vai acontecendo, sempre tivemos o apoio da família, graças a Deus.
Revista Tempos Modernos: Qual foi o show mais marcante?
Henrique & Juliano: Acredito que a gravação do último DVD, ao vivo em Brasília e inesquecível, lotamos. Pouco depois voltamos lá para o lançamento, foi sensacional, ficaram tantas pessoas pra fora, o mesmo número de pessoas que entrara, nem sabemos como agradecer este carinho.
Revista Tempos Modernos: Qual a canção de vocês que mais gostam?
Henrique & Juliano: Ah, difícil escolher né, mas gosto muito de “Calafrios” e o Juliano de “Recaídas”.
Revista Tempos Modernos: Já teve alguma loucura de fã pra contar?
Henrique & Juliano: Ah, elas fazem loucuras de amor, esperam horas nas portas dos hotéis, seguem os carros, mas é válido, a gente entende e respeita.
Revista Tempos Modernos: Qual sonho vocês ainda pretendem realizar?
Henrique & Juliano: Vamos realizar um agora em fevereiro, nossa primeira turnê internacional. Os outros vem depois, tudo passo a passo.
Revista Tempos Modernos: De que maneira as novas músicas diferem das antigas? Fale sobre o processo de composição e gravação e o que torna esse álbum diferente.
Henrique & Juliano: Estamos com muitas músicas bem comerciais neste novo álbum. O que diferiu mesmo foi o apoio da internet, todo mundo já canta o cd inteiro que disponibilizamos no nosso canal do youtube, não contamos com participações especiais mas o critério de composições foi o mesmo, trabalhamos com um time muito legal, nossos parceiros.
Revista Tempos Modernos: E para fechar, por favor, deixe uma mensagem para os leitores da Tempos Modernos.
Henrique & Juliano: Agradecemos ao imenso carinho com a dupla Henrique e Juliano e esperamos poder sempre retribuir vocês. Sempre dizemos em nossos shows que o caminho entre um sonho e a realização é você, portanto, siga o coração e vá em busca de suas realizações.
Obrigado!