Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade irão intensificar as ações de incentivo aos hábitos alimentares balanceados nesta sexta-feira (16), no Dia D do Março Roxo, mês de mobilização e incentivo à alimentação saudável na Atenção Básica. O objetivo é informar e conscientizar a população sobre a importância de uma nutrição adequada para prevenir as doenças crônicas não transmissíveis como o Diabetes, a Hipertensão e a Obesidade.
“Alimentação é mais que a ingestão de nutrientes, uma vez que como define o Guia Alimentar para a População Brasileira de 2014, ela está relacionada com a cultura, renda, aspectos emocionais, ambiente e escolhas. Sendo assim, promover a alimentação adequada e saudável tem a ver com acelerar o declínio da desnutrição e reverter a tendência de aumento da obesidade e de outras doenças crônicas relacionadas aos hábitos inadequados”, explica a nutricionista do Departamento de Assistência Integral à Saúde, Lígia Ortolani dos Santos.
Para tanto, as 69 UBS estarão mobilizadas com ações para incentivar as boas práticas na alimentação. Algumas unidades como a do Normandia e Santa Paula começarão as atividades do Dia D, oferecendo um café da manhã saudável aos seus pacientes, seguido de palestra sobre o tema. Outras como a Cummins e a Ponte Grande farão orientação em sala de espera com entrega de receitas saudáveis.
Já a UBS Soimco promoverá um café da tarde saudável, além de palestra sobre o tema, caminhada e Lian Gong (técnica da medicina tradicional chinesa considerada grande aliada na prevenção de dores no corpo e doenças). Nas unidades São Rafael, Ponte Alta, Soberana, os usuários terão a oportunidade de participar de uma degustação de suco saudável.
A UBS Cumbica I vai ministrar uma palestra sobre alimentação saudável na Escola Municipal Zuzu Angel, bem como exibir vídeo educativo na sala de espera sobre a importância de se alimentar bem. Outra unidade que fará uma ação chamada de extra muro, na rua Medina nº 149, é a Alvorada, com a preparação de uma dieta equilibrada, utilizando alimentos corriqueiros na mesa do usuário e disponível na comunidade.
A UBS Santo Afonso vai promover uma oficina de Cozinha Alternativa, com o preparo de tapioca. Da mesma forma, a Academia de Saúde Cabuçu vai fazer o chamado Super Cozinhão da Saúde, no qual os participantes do Grupo de Praticas Corporais, juntamente com outros frequentadores do local, serão convidados a utilizarem a cozinha para preparar suas próprias receitas de alimentação saudável neste dia D.
Uma palestra sobre obesidade nas fases adulto e infantil e suas complicações e conseqüências marcará a data na UBS Cambará. Na UBS Nova Bonsucesso, o grupo da horta do Movimenta Saúde vai preparar patês, sucos e chás com a participação da comunidade. Já as UBS Cidade Martins e Novo Recreio usarão o teatro de fantoches para levar informações sobre alimentação saudável para crianças, com o tema: o veneno está na mesa, que alerta sobre os malefícios do consumo excessivo de sal e açúcar.
Na UBS Continental serão oferecidas avaliações nutricionais, médicas e de enfermagem. A programação é extensa e ainda inclui a realização de grupos educativos em sala de espera, com utilização da pirâmide alimentar, palestra e demonstração da quantidade de sódio nos principais alimentos consumidos pela população, gincana, dança, dia da beleza e orientações sobre os malefícios do açúcar para a saúde bucal. Para participar, basta comparecer uma das 69 Unidades Básicas de Saúde da cidade.
Importância dos hábitos saudáveis
Segundo dados revelados pelo Ministério da Saúde, uma em cada cinco pessoas no País está acima do peso. A prevalência da doença passou de 11,8%, em 2006, para 18,9%, em 2016. Os números são da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada em todas as capitais brasileiras de fevereiro a dezembro de 2016, com 53,2 mil pessoas maiores de 18 anos.
Os dados também apontaram que o diagnóstico médico de diabetes passou de 5,5%, em 2006, para 8,9%, em 2016. O de hipertensão aumentou de 22,5% para 25,7% no mesmo período. Em ambos os casos, o diagnóstico é mais prevalente em mulheres.
Nesse contexto, o mês de março será totalmente dedicado à mudança de hábitos alimentares, com o esforço de grupos de orientação à alimentação saudável, de prática de atividade física e de educação nutricional, além da elaboração de receitas saudáveis.
Fonte: Prefeitura de Guarulhos