Futebol é coisa engraçada, revela a essência e o verdadeiro amor por um esporte há muito tempo inventado e aprimorado por pés brasileiros. Faz emocionar, faz rir e faz chorar. Une pessoas, povos e nações. O futebol caiu nas graças das pessoas a muito tempo e por mais que outros esportes tenham sido inventados ao longo dos anos, nada foi capaz de superá-lo em paixão e emoção. Tanto que é o único a ter uma competição durando um mês, com a participação das melhores seleções do planeta. A Copa do Mundo, evento que acontece a cada 4 anos, transforma o mundo num estádio único, cujos olhos estão voltados para todos os acontecimentos.
Pouco se sabe sobre o país sede de cada Copa do Mundo. Muito se aprende sobre os povos, histórias, culturas e local. O país sede abre as suas portas para receber através do turismo, dos rádios e das televisões o mundo inteiro. Todos os olhos se voltam para um único lugar e durante um mês, essa é a vida de milhões de pessoas. Os escolhidos durante as eliminatórias que reúne cerca de duzentas seleções do mundo inteiro, terão sete jogos para mostrarem os seus valores e chegar ao tão sonhado título mundial.
Muitos foram os favoritos no início deste mundial. Equipes como Brasil, Alemanha, Argentina, Espanha, Bélgica, Uruguai ficaram pelo caminho e dentre as favoritas, a única que conseguiu manter o posto foi a França, que se sagrou campeã neste domingo quinze de julho de dois mil e dezoito. A Croácia foi valente e chegou à final do campeonato como gigante, ganhando o carisma e a torcida de boa parte do mundo durante a competição, ficando assim com o segundo lugar.
A tecnologia foi a auxiliar mais importante dos árbitros neste mundial. Há quem goste da ideia e os que criticam, mas o árbitro de vídeo foi muito utilizado nos jogos e no caso de alguns, acabaram influenciando bastante no resultado. Foi o caso dessa final, quando o juiz validou um pênalti para a equipe francesa, o que resultou no segundo gol da equipe.
Das 32 seleções que iniciaram a competição, sete delas já foram campeãs, sendo o Brasil a única seleção a ter disputado todas as 21 edições do torneio, sagrando-se também como o maior campeão com (5 títulos), seguidos por Alemanha (4 títulos), Itália (4 títulos) – que não participou desta edição do mundial – Uruguai (2 títulos), Argentina (2 títulos), Espanha (1 título), Inglaterra (1 título) e a França agora com (2 títulos).
Futebol é um dos poucos esportes em que o acaso pode ser um grande fator na hora de um time sagrar-se campeão. E, por mais que o maior torneio do planeta reúna as melhores seleções, enquanto algumas estão só pela participação, outras tantas até despontam como possíveis zebras. Algumas até tentaram, mas venceu a que mais evoluiu no torneio. A equipe francesa mostrou um futebol consistente e cresceu muito durante o campeonato. Resta saber se este trabalho continuará sendo feito no decorrer dos anos para que a equipe se mantenha no topo do futebol mundial.
É bom ver tantos craques do nosso futebol mundial em campo ao longo de um mês. Os melhores jogadores do mundo desfilando pelos gramados da Rússia transformaram até os que menos amam este esporte em técnicos e comentaristas de futebol. Para os que vivem esta paixão, isto é o ápice. Ver, rever e conhecer grandes e novas histórias deste esporte que há muito nos encanta. Torcer por suas seleções e adotar tantas outras também faz parte do espetáculo.
A próxima Copa do Mundo acontecerá em 2022. O evento ocorrerá no Qatar com sete cidades-sede. O campeonato será disputado entre 21 de novembro e 18 de dezembro, primeira vez em que a disputa acontecerá no final do ano. A edição será a primeira realizada no Oriente Médio e a última a ter o formato de 32 equipes, já que a competição terá uma mudança em seu formato e o número de equipes na edição de seguinte passará para 48 equipes.
Teremos quatro anos para nos preparar para a próxima Copa do Mundo, enquanto isso vamos alimentando o sonho do hexa e assim quem sabe estaremos no ponto mais alto das comemorações. Somos os maiores ganhadores dos mundiais e assim permaneceremos na hierarquia do futebol. Que venham novas vitórias, novas histórias, novos sonhos e novos craques. Que venha 2022.
Fonte: Reinaldo Bentaja