Há alguns anos quando passava por uma fase difícil em minha vida fui inspirado por uma ideia, que era comparar a vida a um navio, e o nosso objetivo à ilha do tesouro. Mais tarde, tive uma inspiração para montar uma frase que usei no subnick do meu MSN (in memorian) e ficou lá um bom tempo: “Vale a pena continuar dentro do navio enfrentando tempestades e ventos fortes, se nosso objetivo for chegar à Ilha do Tesouro”.
Durante uma viagem de navio o comandante da embarcação, os tripulantes e marinheiros enfrentam grandes adversidades. Tempestades e ventos fortes podem ser comparados a problemas como dívidas, doenças, decepções, separações, injustiças, fome, humilhação, etc e muitas etc. O comandante do navio sabe que esses problemas são normais e fazem parte do longo trajeto oceano afora, mas a recompensa de se chegar à ilha e encontrar os mais valiosos tesouros o motiva a seguir em frente.
Sabendo do tesouro que está por ser descoberto, o comandante não se preocupa com os problemas, apenas elabora planos para solucioná-los, porém não se deixa abater por eles e tampouco gasta energia se lamentando e temendo o fracasso. Ele segue em frente, focado na Ilha do Tesouro.
O comandante do seu navio chamado Vida é você mesmo! Quais são as tempestades e ventos fortes que você está enfrentando? É duro brigar com essas adversidades, mas a gente vence no final e aí é só comemorar.
Qual é a sua Ilha do Tesouro? Ou seja, a sua meta, seu sonho, seu objetivo. Acredito que é um grande tesouro como um casamento feliz, trabalhar na profissão ideal, ficar rico, pagar as dívidas, ter uma família feliz, vitalidade, enfim, para cada um de nós, a Ilha do Tesouro tem um significado diferente. Independente disso vale a pena continuar no navio, porque a Ilha do seu Tesouro está mais próxima do que você imagina!