Comer fast food realmente é uma delicia, mas até que ponto isso se torna saudável para alimentação de quem tanto amamos? É extremamente necessário estabelecer o horário das refeições ajuda a criar uma rotina e evita o consumo de petiscos fora de hora.
Auxiliando no crescimento e desenvolvimento das crianças, para uma alimentação equilibrada também ajuda a melhorar o desempenho na escolar e fornece a energia adequada para a prática de esportes. Mas nem sempre as crianças gostam de se alimentar bem. Por isso os pais precisam dar o exemplo e oferecer sempre opções saudáveis ao invés de guloseimas.
O café da manhã é a refeição mais importante, pois é o que dá energia para começar bem, o dia, o consumo de alimentos balanceados pela manhã está relacionado com com o controle de peso entre crianças e adolescentes. Devendo conter fibras, vitaminas e minerais, que podem ser encontrados nos cereais, pão integral, derivados do leite e frutas.
O hábito saudável começa sempre de dentro de casa e o consumo de alimentos fontes de fibras, vitaminas e minerais deve ser estimulado desde a infância.
Uma dica : Coloque sempre uma fruta na mesa do café da manhã e, no almoço e jantar, opções de salada. Preparar as frutas, verduras e legumes com formas diferentes e criativas também ajuda a estimular as crianças.
Segue algumas formas e maneiras para alimentar bem nossas crianças:
– A alimentação deve ser variada, com todos os grupos alimentares, divididos ao longo do dia, de forma bem colorida;
– As crianças devem consumir produtos lácteos ou leite pelo menos três vezes ao dia;
– Crianças costumam ter aversão ao consumo de água, por isso ele deve ser muito incentivado;
– Incentive também o consumo de todos os tipos de frutas natural, sucos ou vitaminas.
Façam as refeições à mesa ter o momento em família é muito importante para as crianças verem o que todos estão comendo e que aquilo é bom para ela, além de educar a criança em notar o que está comendo. Evite deixa-la comer em frente à televisão ou no quarto.
Incentive a atividade física claro que para a criança esses exercícios são em forma de brincadeiras divertidas: natação, pega-pega, futebol entre outros.
Essas são algumas dicas para uma alimentação saudável e cheia de nutrientes de uma maneira divertida para nossas crianças.