Para quem foi criança no meio da década de 90 é praticamente impossível se esquecer do Castelo Rá-Tim-Bum. O programa que foi exibido pela TV Cultura teve ao todo 90 episódios e marcou uma geração inteira.
Para quem quer reviver esse grande momento da infância ou então para os mais jovens que gostariam de conhecer um pouco mais sobre toda a turma do castelo, uma grande oportunidade está disponível.
A exposição Rá-Tim-Bum, o Castelo, já pode ser visitada no Memorial da América Latina, no bairro da Barra Funda, em São Paulo. Considerada uma mega produção, pois ao contrário do que aconteceu na última exposição do Castelo no Museu da Imagem e do Som (MIS), em 2014, dessa vez o castelo foi todo reconstruído numa área de 700m² anexa ao Pavilhão da Criatividade.
Ao todo foram cerca de 150 profissionais envolvidos na produção, que tentaram fazer cada detalhe o mais fiel possível ao programa, com direito a torre de 15 metros de altura, bandeira tremulando, janelas, colunas e cata-vento. Nos 22 ambientes que podem ser visitados, inclusive existem áreas destinadas aos personagens que não eram moradores do castelo, mas que frequentavam os quadros.
E foi exatamente o sucesso desse evento do MIS que impulsionou essa nova oportunidade. O diretor do Memorial da América Latina, Felipe Pinheiro, afirmou que a ideia foi dar nova oportunidade para as pessoas que gostaram de ver o Castelo no MIS. “Agora, nós queríamos fazer algo que não tinha na exposição anterior e a parte mágica era reproduzir o castelo na forma e tamanho reais. Isso nunca foi feito. O foco é o castelo por fora e as inovações no lado de dentro. Temos objetos, roupas, fotografias e interação. Todos os espaços têm pelo menos três interações” explica Pinheiro.
Na visão do presidente do memorial Irineu Ferraz, o local conta com vasta experiência nesse tipo de evento, assim como foi a Vila do Chaves, que levou mais de 200 mil pessoas à Barra Funda no ano passado. “a preocupação do Memorial era trazer uma grande exposição acessível para todos, com preço popular, e isso só foi possível com o apoio de parceiros na realização do evento. Trazemos o Castelo para comemorar o aniversário de 28 anos do Memorial da América Latina e também pela relação de afeto dos fãs com o seriado, assim teremos uma exposição grandiosa do tamanho que o público merece” disse Ferraz.
Já o presidente da Fundação Padre Anchieta, Marcos Mendonça, essa é uma grande chance de quem foi fã do programa reviver os anos em que passaram assistindo ao Castelo na tela da TV. “A TV Cultura e o Memorial da América Latina, instituições que têm sua trajetória marcada pela disseminação da cultura e pelo entretenimento, se unem nesta exposição que fará adultos e crianças viajarem por um universo lúdico que há duas décadas encanta adultos e crianças”.
Serviço:
Exposição: Rá-Tim-Bum, o Castelo
Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda
De 31/03 a 31/06
Visitações: terça a sexta-feira, das 9h às 20h | sábados, domingos e feriados, das 9h às 22h
Ingressos: R$ 20 (meia-entrada, R$ 10,00)
Bilheterias: Espaço Gabo e www.ratimbumocastelo.com.br
Estacionamentos: portões 4, 8 e 15
Recomenda-se transporte público até o Terminal Barra Funda