Explicando alguns comandos…
No artigo anterior, eu citei os 10 comandos para ativar esse poder que te faz brilhar: A autoestima!
E dentre esses 10 comandos, hoje eu vou destacar dois, da maneira como eu os enxergo.
A Autorresponsabilidade é essencial para entender que precisamos assumir a nossa parte na história e pararmos de responsabilizar pessoas, acontecimentos, circunstâncias, leis naturais e qualquer outra coisa externa a nós mesmas/os.
E isso não significa carregar culpas ou tentar controlar situações e pessoas. Significa entender qual é a nossa parcela na compreensão, aceitação e movimento de mudança diante da reação de alguém ou de um fato ocorrido. Mesmo em situações não provocadas por nós, a qual sofremos algum insulto ou algo mais grave, existe a nossa responsabilidade de entender e ressignificar os sentimentos em relação ao ocorrido. Assim, deixamos acreditar que esse fato define quem somos e determina nossas ações.
Vou dar um exemplo para ficar mais fácil de entender: Quando eu era criança, minha mãe não era muito carinhosa comigo e por muito tempo eu busquei esse carinho em outras pessoas. Eu acreditava que minha mãe era culpada por muitos dos meus problemas e por anos eu acreditei nisso. Até o dia que entendi que era minha responsabilidade me dar carinho e resolver meus problemas como uma pessoa adulta.
É claro que eu não consegui fazer isso sozinha e precisei de ajuda profissional para entender e ressignificar esse fato em minha vida. Porque aqui estou falando de sentimentos e emoções trazidos de muito tempo em meu coração.
E é assim que acontece com quase 100% das pessoas.
Seria muito fácil, simplesmente, entender o porquê das nossas mazelas, virar uma chave racionalmente e “plim”…. Tudo resolvido… Só que não!
Somos movidas por sentimentos e emoções que ficaram guardados em nosso inconsciente e por isso não é tão simples virar essa chave.
Outro comando importante é a Aceitação que não significa concordar com tudo e acomodar-se diante das pessoas, fatos e circunstâncias.
Aceitar é entender que temos nossas origens, nossas características, nossos desejos, nosso jeito de pensar e sentir todas as coisas. Somos seres únicos. E a partir desse entendimento nos libertamos da autocobrança e perfeccionismo, compreendendo também, que não podemos exigir das pessoas o que elas não podem, não são capazes ou não querem nos dar.
E cá pra nós, como é difícil aceitar que a outra pessoa não quer fazer algo ou estar ao nosso lado. Não é mesmo?
Quando entendemos a importância da aceitação, nos libertamos da necessidade de controlar tudo e todos. Entendemos que algumas coisas em nós mesmas/os não podem e nem precisam ser mudadas.
Outro exemplo: Minha filha tem o cabelo cacheado e quando era mais nova sofria muito porque queria ser como as meninas de cabelo liso. Vivia fazendo progressiva e quando o cabelo crescia 1 cm ela já entrava em sofrimento porque a raiz já começava a mostrar o que era de verdade. A partir do momento que ela resolveu assumir e aceitar sua verdadeira beleza a vida ficou mais leve.
Se ao ler este artigo, você percebeu que tem dificuldades com esses dois importantes comandos, arrisco dizer que sua autoestima não está muito legal e que é bom refletir sobre o que você pode fazer para melhorar.
Continue por aqui porque no próximo, eu vou falar mais sobre outros comandos. Ok?