Comandos essenciais para elevar nossa Autoestima
Hoje quero te contar como esses dois conceitos são mal interpretados e entendidos quando o assunto é autoestima.
E como já falei em artigos anteriores, manter a autoestima elevada não é tão fácil quanto parece. E aqui vou falar sobre essa diferença e importância na vida de todas as pessoas e, especialmente, na vida das mulheres.
O Autoamor está muito ligado ao comando da Aceitação, mas não somente isso. É muito importante aceitar quem somos, como somos e aceitar que não temos como mudar o que já passou.
Quando falo do Autoamor, entendo que precisamos ir um pouco mais fundo: Eu aceito quem sou, como sou e tudo que já fiz ou deixei de fazer sem carregar as correntes da culpa. Eu, simplesmente, me perdoo. Acolho minha dor, percebo o quanto me senti mal em determinada situação e me perdoo. Quando entendemos que não tínhamos maturidade emocional ou recursos suficientes para fazer diferente, nos livramos da culpa e seguimos em frente.
É fácil fazer isso sozinha? Para algumas pessoas sim, mas a grande maioria precisa de ajuda. E quando percebemos a importância dessa ressignificação do nosso passado, a autoestima se eleva. ´
Eu acredito que precisamos honrar tudo que já vivemos até chegarmos onde estamos.
Já o Autocuidado émais simples de entender: É a forma como cuidamos da nossa saúde física, emocional, afetiva e sexual, mental e espiritual.
Muitas pessoas acreditam que fazer atividade física é entrar numa academia e malhar. E eu já disse em outros artigos que atividade física precisa ser aquela que a gente gosta. Só assim faremos com maior dedicação.
Os cuidados com a pele, com o corpo e com a alimentação também. Não precisa se martirizar porque não entrou na onda dos veganos, se você gosta de carne, está tudo bem! Basta criar hábitos alimentares mais saudáveis, como por exemplo diminuir ou melhor ainda, tirar açúcar, refrigerantes e outras coisas que você sabe que não fazem bem à saúde. Cuidar dos excessos alimentares é um bom começo.
Outro ponto importante do autocuidado é como cuidamos da nossa saúde mental. O que estamos vendo e ouvindo na mídia e redes sociais; como estamos cuidando da nossa espiritualidade (independente de religião); como estamos cuidando das nossas relações pessoais.
Todos esses cuidados, não podem excluir a nossa sexualidade. Como encaramos esse tema? Será que os tabus e preconceitos ainda te atrapalham quando o assunto é esse?
Atenção especial para a mulher: Você cuida da sua vulva com o mesmo cuidado que cuida da pele do seu corpo? Se nunca pensou nisso, dá uma olhada nesse link https://www.instagram.com/p/CLojTBRhx1b/?utm_source=ig_web_copy_link e aprenda como é importante cuidar e hidratar sua vulva.
Precisamos olhar o autocuidado de forma ampliada para que nossa autoestima esteja sempre elevada. Só assim seremos capazes de lidar com todos os desafios da vida com mais segurança e sem nos abatermos facilmente.
E como ainda não somos anjos, precisamos nos fortalecer para vivermos mais leves e felizes, mesmo com todos os desafios que a vida nos apresenta. Não é mesmo?