Autismo é uma disfunção global do desenvolvimento (TGD), uma alteração que afeta a capacidade de comunicação (fala), socialização (relacionamento) e comportamento.Essa desordem faz parte de um grupo de síndromes, hoje conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Normalmente os sintomas aparecem nos primeiros meses de vida, mas dificilmente são identificados.
O mais comum é que os sintomas se manifestem tipicamente antes da criança completar três anos, onde as aptidões linguísticas começam a mostra uma dificuldade na hora de se comunicar, sendo mais comum em meninos do que meninas.
Em alguns casos possuem inteligência do mesmo nível ou até superior em relação a outras pessoas.
Temos três Tipos de Grau de Autismo: Autismo Clássico; Sindrome de Aspergue e Transtorno invasivo do desenvolvimento sem outras especificações – (Autismo Atípico).
Como pudemos assistir na novela Amor à Vida, exibida em 2013 na Rede Globo, a personagem Linda (interpretada pela atriz Bruna Linzmeyer) mostrava algumas das dificuldades e superações que um autista pode encontrar.
Existem vários sintomas do autismo, entre eles, fatores genéticos e biológicos:
Não estabelece contato visual com as pessoas nem com o ambiente;
Acesso de Raiva – demonstra extrema Aflição sem razão aparente.
Dificuldade em expressar necessidades- gesticula e aponta no lugar de palavras;
Age como se fosse surdo;
Atraso na fala;
As vezes parece não ouvir;
Dificuldade de relacionamento;
Repete palavras ou trechos memorizados, como propagandas;
Atraso na fala;
Apego a objeto;
Recusa colo ou afago;
Atitudes sociais diferentes;
Riso inapropriado;
Andar nas pontas dos pés;medo do perigo;
Pode achar ruídos normais dolorosos e cobrir os ouvidos com as mãos;
A lei Berenice Piana Lei-12764/12, institui a politica Nacional de proteção dos direitos de pessoa com transtorno do Autista. Uma das ações feitas pela causa do autismo é no dia 02/04 (Dia Mundial da conscientização do Autismo), onde todas as empresas, comércios e residências, acendem uma luz azul, mostrando que apóiam a causa.
Pouco contato visual;
Algumas crianças com autismo parecem responder a uma dieta sem glúten e sem caseína. O glúten é encontrado em alimentos que contêm trigo, centeio e cevada. A caseína é encontrada no leite, no queijo e em outros produtos lácteos. Muitos especialistas concordam que as variações na dieta fazem diferença, mas todas as pesquisas sobre esse método mostraram resultados positivos. Um médico especialista no sistema digestivo (gastroenterologista) e um nutricionista podem garantir os nutrientes e as calorias suficientes. Todas as crianças devem fazer exames de rotina com o pediatra.
Mais informações:
Rua Asdrubal Zanetti, 86
Bom Clima – Guarulhos- São Paulo
Cep: 07196-210
Tel: 4307-6634
www.ciaag.com.br