animais
Ter um animal de estimação traz alegria, qualidade de vida e saúde. Saiba qual o melhor bicho para cada tipo de pessoa e família, cães, gatos e outros mascotes ajudam na pressão, hiperatividade e depressão. Um animal de estimação em casa pode ser melhor do que remédio e terapia juntos. Isso porque um cão, gato ou outro bichinho mais exótico – como aves, coelhos, peixes e tartarugas, são capazes de deixar o dono mais feliz, otimista, ativo e menos solitário. Além disso, os animais domésticos podem fazer bem para o coração (pressão arterial e circulação sanguínea), sistema imunológico, hiperatividade, depressão, postura e alergias.

Animais de estimação

Cão contra a depressão

Quando você acaricia um cachorro, há uma mudança hormonal no seu corpo, a produção de hormônios de estresse (cortisol e adrenalina) diminui, o coração desacelera e a pressão arterial cai.

A produção de hormônios do bem–estar (serotonina e noradrenalina) aumenta, o dono se acalma, fica mais tranquilo e relaxado.

Cindo coisas que o animal pode melhorar

Comunicação , Autoestima, Humor, Saúde do coração.

Sua saúde x do animal

Animais seguem os donos em vários aspectos: costumam saber quando a pessoa está triste ou feliz e podem ser os melhores companheiros. Mas é importante saber que a saúde deles também é determinante para a sua.

Um animal com a saúde debilitada, por exemplo, pode ser incapaz de desempenhar as funções de convívio social, vínculo afetivo e companhia que você espera. Ele pode, ainda, se tornar arredio e ficar estressado. Por isso, mantenha seu animal sempre bem.

Quem convive com animais desde cedo alem de fazer bem à sua saúde, proporciona o aparecimento de anticorpos e, deste modo, evitando futuras alergias.

Nos Estados Unidos cachorros e gatos têm sido usados em prisões como forma de melhorar o clima interno. Em uma penitenciária feminina de Bedford Hills, as detentas ajudam a adestrar filhotes de labradores e golden retrieves. Após um ano, eles são doados a pessoas com deficiência física ou com estresse pós-traumático, como veteranos de guerra.

Em prisões de vários Estados, graças a parcerias com abrigos de animais, gatos que estavam prestes a serem sacrificados são enviados para que os prisioneiros cuidem deles. Muitos destes, no corredor da morte. Para as autoridades locais, os gatos trazem o lado sensível daqueles homens, como se fossem crianças. Além disso, a presença dos felinos alivia a raiva e tira o estresse e a agressividade destes condenados. Para os humanos, a relação com seus animais de estimação é como um resgate da natureza, um casamento pode se desfazer em pouco tempo, já a relação entre um humano e seu bicho de estimação, quase sempre cumpre ‘‘o até que a morte os separe’’. É assim há pelo menos 10 mil anos, desde que o homem domesticou o cão e o gato. Aos poucos, tornaram-se companheiros insepará-veis e essa relação foi evoluindo ao longo do tempo.
Hoje, pesquisas e estudos em todo o mundo demonstram que a convivência com os animais traz tranquilidade e bem-estar às pessoas.

No cinema

Uma prova da importância que os animais de estimação possuem, são os inúmeros filmes que falam da relação dos bichos com seus donos.

Filmes como “Marley e Eu” e “Para sempre ao seu lado”, mostram o relacionamento entre os humanos e seus animais de estimação, não só foram sucesso de bilheteria como levaram plateias às lágrimas.

Alimentos perigosos para os cachorros

Muitas pessoas não resistem ao olhar de pidão de seus cachorros e oferecem ao animal um pedacinho do que estão comendo. Na maioria das vezes, os agrados são inofensivos.

A domesticação praticamente adaptou o cão à dieta humana. Em comparação com o homem, o cachorro só precisa de um pouco mais de proteína e menos de carboidrato. Massas, pães, carnes e boa parte das frutas e legumes não fazem mal ao bicho. No entanto, há algumas comidas prejudiciais à saúde canina. Chocolate, uva e leite são exemplos que podem causar problemas como diarréia , insuficiência renal e parada cardíaca. O cachorro não é muito seletivo nas escolhas alimentares e, para piorar, come compulsivamente, o cão ingere praticamente qualquer alimento oferecido a ele, característica que contribui para o sobrepeso. A obesidade pode ser o agente complicador de doenças respiratórias e cardiovasculares. Cabe ao dono controlar as comidas e o tamanho das porções.

Você prefere gato o cachorro?

Você já parou para pensar por que gosta mais de cachorro ou gato? Por que se identifica mais com Garfield ou Pluto?

O cachorro vê o ser humano como um líder. Em uma matilha, todos os cães querem agradar o líder, o veneram e são condicionados a ele. Geralmente, uma pessoa que não se incomode com essa relação de dependência, se dará melhor com um cão. Um gato visualiza o dono mais como mãe ou irmão mais velho. Sua célula social é a família. Ele é amoroso, mas faz o que quer, tem certa independência.

Cuide bem de seu Pet

Não mime seu cão ou gato. Isso não é saudável nem para o animal, nem para você. Contrariando, ele pode ter atitudes agressivas.

Resgate da natureza

Segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), até o fim do ano, teremos 37,1 milhões de cachorros e 21,4 milhões de gatos espalhados pelo país. É só andar pelas ruas ou visitar casas e apartamentos para confirmar esses números. Essa grande quantidade de pets na vida das pessoas talvez seja a busca de algo que se perdeu com a vida corrida e estressante. Muitas vezes as pessoas estão cansadas de interagir umas com as outras e elegem os animais para ter uma relação mais estável e até prazerosa. Os animais têm um comportamento automático. Quando percebem que outro é mais forte, eles se submetem. Aí não há conflito e a relação torna-se mais fácil. E não deixa de ser muito prazeroso chegar em casa e ser recebido com lambidas e pulos dos cães ou daquele entrelace dançante entre as pernas que só os gatos sabem fazer.

Cão de morador de rua leva facada para defender o dono de ladrão

Em 18/08/12 em São Paulo, o cachorro Fred provou que é amigo verdadeiro. Seu Sebastião(que é morador de rua) estava dormindo quando um homem armado com uma faca tentou assalta-lo. Fred, para defender o dono, entrou na frente e foi atingido com um golpe profundo na região do coração. Graças a solidariedade dos moradores da rua, ele fez três cirurgias e sobreviveu.

Ajudando a salvar vidas

Além de proporcionar bem-estar psicológico, os animais também podem ajudar seres humanos de formas surpreendentes. Pesquisas comprovam que cães ajudam a detectar cânceres precoces. Por seu olfato apurado, os cachorros descobrem a doença pelo cheiro alterado das pessoas que apenas eles conseguem sentir.
Mas os felinos não ficam atrás. Existe uma história de um homem de 60 anos que descobriu estar com um tumor graças a seu gato. De uma hora para a outra, o animal começou a colocar a patinha próxima ao peito do dono e a miar sem parar. Fez isso várias vezes, sempre no mesmo lugar. A pessoa ficou cismada, procurou um médico e recebeu o diagnóstico de um tumor que começava a se formar.

Já especialistas do Centro de Pesquisa do Hospital de Brest, na França, comprovaram que crianças autistas que passaram a ter um cão ou um gato, quando já tinham mais de cinco anos de idade, têm mais chance de apresentar melhora no relacionamento com outras pessoas se comparadas a outras que já nasceram em lares com a presença de algum bicho ou que passaram a vida sem conviver com um.

Não facilite a vida de seu pet. Ele precisa preservar os instintos. Faça-o farejar o que quer, use brinquedos que soltem a ração ao poucos. Caminhe, brinque com bolinha, faça com que se exercite, isso é fundamental para a saúde dos animais. Se você tem um cão, leve-o para passear, assim ele mantém contato com outros de sua raça. Lembrem-se de que os animais, assim como os humanos, gostam de atenção e carinho.

O que os donos acham de seus bichinhos…

LUNA – A Luna é uma cachorrinha muito dócil, meiga, carinhosa e inteligente, ela sempre está querendo brincar, e diverte a todos aqui em casa. Ter a Luna foi a melhor escolha que fizemos, ela alegra nossa casa todos os dias. (Isabela e Neandro)

MIKE – Lindo, esperto e brincalhão. Tudo de bom na minha vida. (Adriana)

OZZY – Ter um coelho de estimação é bem legal. O Ozzy é super companheirinho, tá sempre por perto é um bichinho bastante inteligente e super curioso, tá sempre xeretando tudo, adora carinho e atenção. Por ser um animal silencioso é ótimo para quem mora em apartamento, como é o meu caso. (Aline)

MEL – A Mel veio para alegrar o nosso lar. Consideramos a nossa filha canina, é uma companhia para todos aqui em casa. (Nicole)

NINA – Minha gata é muito esperta , carinhosa e proporciona momentos divertidos com suas brincadeiras. (Silvia)

Artigo anteriorEntrevista Exclusiva: Banda Jamz
Próximo artigoEntrevista Exclusiva: Na Hora H
Tatiane Bertolino
Olá eu sou a Tatiane Bertolino Especialista em Comunicação Empresarial e Network Graduada em Comunicação Social –Jornalismo pela (UNG) Pós Graduada em Comunicação e Marketing pela FMU Especialista em Linkedin Embaixadora da Rede Mulher Empreendedora(RME) em Guarulhos Ceo do Grupo Tempos Modernos desde 2014 Sócia da aceleradora Metodo3ps Fundadora juntamente com o Luiz Empreendedor do evento Maratona de Negócios das Mulheres Empreendedoras Apresentadora do Programa Empreendendo Online pela Tv Folha Metropolitana Membro BNI Endeavor (Business Networking International).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui