Acne não acontece somente na adolescência como a maioria das pessoas acreditam, na fase adulta também pode acontecer e é totalmente normal.
Quem não ouviu essa frase ainda “ nossa que carinha de adolescente, parece uma menina”,
pior comentário do mundo para uma mulher com acne, somente quem tem Acne da mulher Adulta ( AMA) vai entender!
Existem 2 tipos: Acne persistente ( desde a adolescência) e acne tardia ( aparecimento após 25 anos.
Diferentemente da adolescência o quadro clinico na AMA é mais inflamatório, tende a se localizar no terço inferior da face ( linha mandibular, região perioral, e pescoço). Causam grande impacto psicológico, afetando significativamente a qualidade de vida.
Alguns fatores devem ser investigados: medicação, tabagismo, anormalidades endocrinológicas, ansiedade e alimentação. Vocês sabiam que o leite pode desencadear acne em algumas pessoas??
Um dos principais responsáveis é o hiperandrogenismo (aumento de hormônios androgênicos), nesse caso podem aparecer em associação: aumento de pelos, alteração da voz, irregularidade no ciclo menstrual, infertilidade e alopécia. Para descobrir se esse é o seu caso, alguns exames laboratoriais e de imagem devem ser solicitados.
Como tratamento existem algumas opções: peróxido de benzoíla, retinóides tópicos, ácido azeláico, esses podem ser utilizados em monoterapia ou em associação aos antibióticos tópicos e orais, isotretinoína oral, contraceptivos hormonais orais, espironolactona dentre outras opções.
Cada caso deve ser analisado individualmente, um acompanhamento com Dermatologista, Ginecologista e Nutricionista é fundamental para o sucesso do quadro.
Matéria por: Anne Póvoa Dermatologista CRM 163.462