Mais uma lenda do humor mundial nos deixou. Na manhã desta sexta-feira (17), foi anunciada por Edgar Vivár, o “Senhor Barriga”, através de seu Twitter oficial, a morte de Rubén Aguirre, o ator que interpretava o inesquecível Professor Girafales no seriado “Chaves”.
O ator que estava com 82 anos já vinha lutando há algum tempo com o agravamento de seu estado de saúde, Aguirre sofria de diabetes controlada com medicamentos e também com cálculos na vesícula e problemas de coluna. No mês passado Aguirre já havia permanecido por 11 dias internado em um hospital de Puerto Vallarta, Jalisco, devido a problemas respiratórios.
Meu professor favorito descansa em paz… Hoje meu grande amigo Rubén Aguirre parte deste plano. Sentirei muito sua falta🌹
— Edgar Vivar (@varedg) June 17, 2016
Em 2007 sua saúde sofreu outro baque quando ele e sua esposa sofreram um acidente de carro, o que fez com que o ator precisasse fazer uso de cadeira de rodas, enquanto sua esposa Consuelo Reyes, perdesse uma das pernas.
Nos últimos anos, Rubén Aguirre vinha lutando para receber auxílio médico da Associação Nacional de Atores do México (ANDA). No mês passado o ator divulgou uma carta na qual escancara o descaso da categoria para seu estado de saúde. “Como muitos de vocês sabem, nos últimos tempos meu estado de saúde e de minha esposa se debilitaram (…) É meu desejo fazer a opinião pública conhecer o desinteresse de meu sindicato, ANDA, em cumprir suas obrigações; no caso, prestar efetivamente uma atenção médica digna, à qual temos direito após ter cumprido como associado com minhas cotas”, escreveu na época.
O ator já havia se desfeito de diversos bens, como uma casa de veraneio para pagar uma cirurgia de vesícula. Apenas após o desabafo, a ANDA, pagou as dívidas médicas que o ator possuía.
Os problemas de saúde de Aguirre apontaram novamente para outro problema, já conhecido pelos fãs. A relação conturbada entre os atores que faziam parte do humorístico. Assim como já havia ocorrido em outras ocasiões, percebe-se que o relacionamento entre os integrantes segue estremecido.
Embora o filho de Roberto Bolaños, o Chaves, falecido em novembro de 2014, Roberto Gómez Fernández, se oferecesse para ajudar com o pagamento das dívidas, essa posição, de acordo com Aguirre, não foi compartilhada por seus ex-companheiros. “Nem Carlos (Villagrán, o Quico), nem Maria Antonieta (de las Nieves, a Chiquinha), nem Edgar (Vivar, o Senhor Barriga), nem ninguém se aproximou para me apoiar, mas eu os entendo”, disse Rubén.
A causa da morte ainda não foi divulgada, mas o que se sabe até o momento é que Aguirre deixa uma legião de fãs no mundo inteiro. No Brasil, país onde o programa Chaves faz enorme sucesso até hoje, o assunto tomou conta das redes sociais desde as primeiras horas do dia. São milhares de mensagens de conforto à família e expressando toda a tristeza pela morte daquele que fez e ainda faz a alegria de pessoas de todas as idades.
O certo é que Rubén Aguirre, o Professor Girafales, o nosso professor, aquele que durante anos nos deu aulas de sabedoria, de alegria, encheu nossos corações de felicidade com um humor simples, puro, hoje deixa a sala de aula da vida, para se tornar imortal no eterno aprendizado que é viver, seja aqui ou nos corações daqueles que o amam.
Descanse em paz mestre!