Não é a situação que conta, mas o seu ponto de vista
“Se a vida lhe der um limão, parta-o e faça uma limonada!”. Essa frase é para motivar quem vive um ciclo de amarguras na vida, mas Teotônio fez dela um meio de vida. Cheio de problemas, com tudo dando errado, ele por acaso, leu essa frase em algum lugar e por ser “inocente”, entendeu tudo errado, mas isso lhe valeu a solução para seus problemas financeiros.
Teotônio também por acaso havia ganhado um limão, sim, um mísero limão de uma vizinha. Ele partiu esse limão e fez uma limonada e solidário como sempre, chamou duas outras vizinhas que estavam vivendo “apertadas” e ofereceu a elas um gole da sua limonada. Elas aprovaram e comentaram que era a limonada mais gostosa que já haviam experimentado. Teotônio correu a vizinhança e como não tinha dinheiro para começar um negócio, foi de casa em casa pedindo para cada amigo um limão. Alguns deram apenas um, outros uma quantia considerável.
Ele passou a fazer limonada e vender para todos da sua vila, depois da sua cidade, estado e país e aquele cara simples, sem cultura, mas empreendedor e otimista por natureza têm hoje uma franquia de limonada. A melhor limonada que todos já experimentaram.
A história é fictícia, mas não deixa de ser uma boa idéia para sair da crise, começar um negócio e tornar-se independente. A idéia do limão é uma metáfora, mas você pode usar outros exemplos. O que vale é usar a adversidade como motivação para mudar de vida!