Afinal de contas, por qual motivo gostamos tanto do Natal?
Não se pode deixar de notar que o povo brasileiro gosta de datas comemorativas. Isso é fato. Seja de qual segmento for, sempre valorizamos essas ocasiões. Entretanto, uma é imbatível, o Natal. A data representa muito mais que o nascimento de Cristo, afinal de contas até mesmo aqueles que não são tão apegados a aspectos religiosos acabam contaminados pelo espírito natalino. Seja estando na presença da família e amigos. seja fazendo boas ações para ajudar a quem precisa.
Talvez, seja esse o grande fator determinante pelo fascínio do Natal, é inegável que a data desperta nas pessoas uma certa sensibilidade, que devido a correria do dia a dia provavelmente acaba se perdendo no decorrer do ano.
É só perceber a quantidade de campanhas relacionadas a data, no quesito de arrecadação de brinquedos a crianças carentes, doação de roupas ou até mesmo respondendo as milhares de cartinhas que as crianças no auge de sua pureza encaminham ao ‘‘Papai Noel’’. Se é possível descrever o espírito de Natal, com certeza isso está no topo da lista.
NATAL REPRESENTA BOAS AÇÕES
Ajudar a quem precisa. Boas ações devem ser feitas independente da época do ano. Mas no Natal esse sentimento aflora nas pessoas, e vemos diversas campanhas nesse sentido.
Na cidade de Guarulhos existe um movimento bem legal. A ‘‘Campanha de Natal Solidário’’, evento que já está em sua 16° edição e é organizado pela Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade.
Para a campanha desse ano a meta é ambiciosa. Arrecadar 55 mil brinquedos que serão distribuídos para crianças da cidade através de cerca de 150 entidades, previamente cadastradas na campanha. O evento conta com o apoio da Prefeitura da Cidade de Guarulhos, através de festas realizadas para comemorar o Natal.
A organização do evento divulgou que a campanha irá se estender até o dia 21 de dezembro. E a idéia é que nenhum criança volte para casa sem estar com seu brinquedo em mãos. Para participar é bem simples, basta doar um brinquedo que pode ser usado, mas desde que esteja em com estado de conservação.
Se interessou e quer participar?
Os brinquedos podem ser entregues no Galpão Solidário: Avenida Salgado Filho,302
E na sede do Fundo Social: Alameda Tutóia, 534 – Gopoúva
Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone: (11) 2408-3153.
DECORAÇÃO QUE FASCINA
Impossível falar em Natal e não lembrar da decoração. São luzes, árvores, bonecos de Papai Noel extremamente altos. Tudo feito com enorme cuidado e cada vez mais elaboradas para atrair cada ano mais visitantes. Em São Paulo destacam-se a já tradicional decoração de Natal na Avenida Paulista e no Parque do Ibirapuera. Na avenida mais famosa de São Paulo a decoração é esperada com enorme ansiedade não apenas pelas milhares de pessoas que por ali passam diariamente, seja a trabalho ou lazer (agora que a avenida é aberta à população aos domingos), mas principalmente pelas pessoas que moram em regiões mais afastadas da cidade e não tem a oportunidade de ver, passear pela avenida paulista com frequencia. Para essas e muitas outras pessoas, visitar a decoração de Natal da Paulista é um evento que não pode ficar de fora dos festejos de Natalinos.
Por outro lado, porque não decorar nossa própria casa? Há muito tempo que as comemorações do Natal eram iniciadas à partir do momento em que se montava a árvore de Natal na sala.
Vale muito a pena apostar em luzes do lado de fora. Usando a criatividade é possível fazer um trabalho que dará um efeito lindo e que irá agradar a toda a vizinhança.
Da para comprar no Natal sem se endividar
Além de toda a solidariedade que o Natal representa, não podemos esquecer também dos presentes. Quem não gosta de ganhar e porque não, dar presentes?
É muito comum nessa época do ano o comércio ficar extremamente aquecido com as compras de fim de ano, em especial o mercado de brinquedos, roupas e eletrônicos.
São esses setores os que mais concentram a grande massa de consumidores à procura de presentes, quase sempre na última hora, claro. Porém é de extrema importância saber exatamente o que e para quem vai ser comprado. Dessa forma você pode evitar gastos além da conta e ainda se livrar de um problema que assola muita gente nessa época do ano. O endividamento.
As pessoas aproveitam a chegada do décimo terceiro salário e usam como se fosse um novo salário no mês. Não é!. Principalmente porque no começo do ano tem IPVA, escola, financiamento, dívidas que algumas pessoas simplesmente esquecem que possuem.
Com o objetivo de evitar problemas desse tipo, a Fundação Procon-SP conta com um núcleo específico para pessoas endividadas. Lá são ministradas palestras, cursos e são feitos acordos com credores.
A respeito das compras de fim de ano, Diógenes Donizete, Coordenador do Núcleo de Superendividamento da fundação, diz que não se pode usar todo o dinheiro do décimo terceiro apenas em compras de Natal. ‘‘O ideal é separar uma parte do décimo terceiro salário para pagar dívidas antigas. Principalmente as de juros altos, como cartão de crédito e cheque especial. E a outra parte, aí sim você gasta com suas necessidades pessoais e compras de presentes de fim de ano’‘ diz Donizete.
Para a tarefa de comprar presentes para a família toda, opte pela velha e boa pesquisa de preço, procure com calma as opções, veja as formas de pagamento. Uma educação financeira é essencial em épocas natalinas, principalmente em momento de crise econômica.